Clipping da Semana

HISTÓRIA

10 raras fotografias de escravos brasileiros feitas 150 anos atrás: Quando estudamos a escravidão no ambiente escolar não estamos habituados a ver imagens reais de escravos do Brasil. A fotografia é um elemento que aproxima o leitor da realidade, e por conta disso, é muito importante estabelecer este tipo de contato na hora de aprender sobre algum tema.

POLÍTICA

A conta é sua, eleitor: Nada é tão ruim que não possa piorar. É o caso do sistema político brasileiro.

Pré-candidato do PSDB distribui material com críticas a Haddad: Um dos pré-candidatos do PSDB à prefeitura de São Paulo em 2016, o vereador Andrea Matarazzo utilizou verba de seu gabinete na Câmara Municipal para produzir material impresso com críticas à gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

‘Insistir no que não funciona não faz sentido’, diz Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, sobre política de drogas: “Acredito que não se deve prender preventivamente ninguém por tráfico de quantidades insignificantes de drogas. O ingresso no sistema penitenciário brasileiro, em quase todos os estados, significa colocar o indivíduo em um lugar no qual ele irá embrutecer e tornar-se mais perigoso, inclusive pelo vínculo provável que passará a ter com facções. A preocupação maior deve ser o poder que o tráfico tem sobre as comunidades mais pobres. A quantidade de dinheiro que a droga faz girar dá aos barões do tráfico o poder de dominar, explorar e oprimir comunidades. Uma das piores facetas desse problema é que o tráfico paga aos jovens muito mais do que poderiam ganhar em atividades lícitas. É uma concorrência desleal com a vida honesta.”

Captura de Tela 2015-05-24 às 20.09.39

Em derrota de Dilma, Senado rejeita embaixador indicado para OEA: Em um recado à presidente Dilma Rousseff, o Senado rejeitou nesta terça-feira (19) a indicação do embaixador Guilherme Patriota para ocupar o cargo de representante do Brasil na OEA (Organização dos Estados Americanos). Por 37 votos favoráveis e 38 contrários, o Senado barrou o nome de Patriota –que é irmão do ex-ministro Antônio Patriota (Relações Exteriores) –em votação secreta

Uma Frente popular pelo Brasil: “Nossa crise exige das esquerdas brasileiras o patrocínio e a liderança de um imenso movimento de massa com o objetivo de enfrentar a ascensão conservadora.”

Em vitória do Planalto, Senado aprova Edson Fachin para o Supremo: Em uma vitória do Palácio do Planalto, o Senado aprovou nesta terça-feira (19) a indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o STF (Supremo Tribunal Federal). Apesar da pressão de parte do PMDB contra a escolha do advogado, indicado pela presidente Dilma Rousseff, os senadores aprovaram seu nome para a corte por 52 votos favoráveis e 27 contrários.

‘Indicação de Telhada desrespeita fundadores do PSDB’, diz ex-ministro: Para o ex-ministro de Direitos Humanos do governo FHC, Telhada desconhece a história do PSDB. Uma das principais autoridades do Brasil na área de direitos humanos, o sociólogo Paulo Sérgio Pinheiro é também um dos criadores do PSDB, fundado em 1988 pela ala progressista do PMDB e intelectuais de esquerda.

Reforma política: Leia o debate entre os cientistas políticos Fernando Limongi e Jairo Nicolau com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

ECONOMIA

Investimentos da China no Brasil vão de trem transatlântico a Petrobras: Fazia doze anos que Li Keqiang não vinha ao Brasil e agora, como primeiro ministro, chega em grande estilo para selar 35 acordos bilionários com o Governo Dilma Rousseff. Um dos mais ambiciosos já havia vazado para a imprensa nos últimos dias. O projeto ferroviário transcontinental que deve percorrer o Brasil de leste a oeste, atravessar a cordilheira dos Andes até chegar aos portos peruanos só existe, por ora, como um “estudo de viabilidade” dos três países.

“Dinheiro chinês é chance única de integrar fisicamente América Latina”: Nem tudo que o premiê chinês, Li Keqiang, prometeu no Brasil e nos outros países da região que visita essa semana sairá do papel. Mas isso não é necessariamente um problema para o especialista em países emergentes Oliver Stuenkel.

China construirá uma linha de trem para unir Brasil e Peru: A China ampliará um pouco mais nesta semana a sua presença na América Latina, que já é cada vez mais visível. O primeiro-ministro Li Keqiang chega nos próximos dias ao Brasil e a três países da Aliança do Pacífico – Colômbia, Peru e Chile – para assinar uma série de ambiciosos projetos de investimento com esses importantes parceiros comerciais de Pequim.

BRASIL

Chico de Oliveira: a direita existe mais na imprensa do que na população: “Não me preocupo [com ondas conservadoras nas ruas] porque os tucanos não são populares. Não conseguirão galvanizar essa tentativa de desestabilização com apoio popular. Os tucanos sempre evitam recorrer às ruas. Panelaço não é o povo quem faz. Esse tipo de movimento não tem continuidade”, disparou em entrevista.

Simpatia do brasileiro é um mito, diz sociólogo Manuel Castells: Para Manuel Castells, 73, a agressiva polarização política que se vê hoje nas redes sociais “desconstrói o mito do brasileiro simpático”. O sociólogo espanhol esteve no país durante os protestos de junho de 2013, e acrescentou a seu livro “Redes de Indignação e Esperança – Movimentos Sociais na Era da Internet” (ed. Zahar) um posfácio em que analisa os recentes acontecimentos no Brasil.

Captura de Tela 2015-05-24 às 20.09.28

INTERNACIONAL

Pena por abuso é reduzida porque vítima de 6 anos seria gay: Caso aconteceu na Argentina; juízes decidiram reduzir pena quase à metade porque a criança tinha “uma orientação homossexual”

Em guinada à direita, Netanyahu lota novo governo de Israel com extremistas nacionalistas: Gabinete reformulado terá políticos com posições radicais nas pastas de Justiça, Defesa e Educação; ministra da Cultura adiantou: ‘se for necessário, censurarei’

“A política externa americana está ficando muito parecida com a política externa brasileira”: O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, disse ainda que espera que o Brasil não perca tempo em relação à Cuba, onde foi um dos primeiros a desembarcar com investimentos econômicos, antes da recente reaproximação da Ilha com os Estados Unidos. Ele condenou a prisão de opositores na Venezuela e falou sobre a Argentina e uma premonição que virou realidade.

Sangue com HIV é usado para imprimir edição de revista austríaca: Responsáveis receberam orientação de médicos e cientistas antes da ação. Ato foi feito para espantar ‘estigma’ social que ainda rodeia quem tem Aids.

SOCIEDADE

Maioria dos assassinatos de mulheres acontece dentro de casa, diz relatório: O Brasil tem a 7ª maior taxa de morte de mulheres entre os 84 países pesquisados pelo Mapa da Violência de 2012. Dessas mortes, quase 69% ocorreram dentro da casa da vítima, ou seja, é bastante provável que boa parte desses assassinatos tenham sido cometidos por alguém muito próximo dessas mulheres, em geral, o parceiro.

Pesquisa mostra que 90% dos cariocas querem a descriminalização do uso de drogas: Estudo mostra que 97% da população não passará a usar drogas se forem legalizadas

Pesquisa revela que mulheres se sentem insultadas quando são chamadas de ‘gostosas’ por desconhecidos: Uma pesquisa do instituto Data Popular confirmou o que, no fundo, todo mundo já sentia: 89% das mulheres se sentem insultadas quando são chamadas de “gostosas” por desconhecidos.

Nova onda de imigrantes haitianos causa superlotação em paróquia: A ausência de planejamento causou superlotação na paróquia que é referência para os haitianos que chegam a São Paulo, a Nossa Senhora da Paz, no Glicério (centro).

Exploração sexual e a luta contra a invisibilidade: Para especialistas, o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes passa, antes de tudo, pela necessidade de reconhecimento do problema; este 18 de maio é conhecido como o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Em Brasília, ricos são os que mais ocupam área irregular: Estudo da Câmara Legislativa revela que a maior parte das ocupações ilegais de terra no Distrito Federal se concentra na área mais nobre da capital, onde a renda familiar média chega a R$ 21 mil. Governo quer cobrar por ocupação de áreas públicas

15 anos vivendo no aeroporto: “Minha casa é um aeroporto. Um rapaz de 32 anos sobrevive em Guarulhos graças a ajuda dos funcionários.”

O papa Francisco simpatiza com o ateísmo cristão?: Para o pontífice, os verdadeiros ateus não são os que negam a Deus, mas o próximo.

TECNOLOGIA

Próxima fronteira na Internet: a ‘nuvem’: A Amazon lidera o negócio de armazenamento de dados, avaliado em 460 bilhões de reais. A nuvem (os profissionais de tecnologia da informação preferem o termo em inglês cloud) permite às pessoas físicas acessarem seus dados a partir de qualquer dispositivo.

Internet brasileira reage ao plano do Facebook de oferecer acesso à web: Mark Zuckerberg quer oferecer acesso gratuito à internet para brasileiros de baixa renda. E o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) quer saber como e por que o CEO do Facebook pretende fazer isso. Na última Cúpula das Américas, organizada em abril no Panamá, Zuckerberg posou ao lado de vários líderes latino-americanos, entre eles a presidenta Dilma Rousseff, com quem anunciou uma parceria para oferecer conexão de graça para a população de baixa renda.

CULTURA

Brasil aspira a ser a ‘nova Espanha’ do cinema latino-americano: País lança linha de apoio à coprodução de filmes com a América Latina. Cinema brasileiro espera ocupar o espaço que tradicionalmente é dos espanhóis.

Mad Max: Estrada da Fúria (Feminista): Em geral, histórias sobre mulheres ou produzidas por mulheres são demarcadas por gênero, encaradas como obras de público alvo exclusivamente feminino. E personagens femininas normalmente não são admiradas por homens. Mad Max quebra essas duas barreiras comuns no cinema e grupos machistas ameaçaram boicote ao filme, alegando ser uma “propaganda feminista”

Captura de Tela 2015-05-24 às 20.09.17

‘Divertida Mente’, nova animação da Pixar, é ovacionada na França: É possível explicar toda a complexidade da mente e os sentimentos humanos em desenhos animados e pensando em um público predominantemente infantil? Sim, a Pixar e, especialmente, o diretor Pete Docter conseguiram. Inside Out, que no Brasil será lançado como Divertida Mente, com previsão de estreia em junho, conseguiu recuperar a esperança na fábrica Pixar.

FUTEBOL

Documentos mostram como a CBF ‘vendeu’ a seleção brasileira: Contrato feito por Ricardo Teixeira favorece empresários.

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: