Clipping da semana

aliza razell 1

Trabalho de Aliza Razell, que mescla pintura e fotografia em seus auto-retratos coloridos. Confira mais no perfil da artista: https://www.flickr.com/photos/74145579@N02/

CULTURA

World Press Photo leva ao Rio o melhor do fotojornalismo mundial: A mostra será aberta ao público nesta terça-feira (10), na Caixa Cultural, no centro do Rio, e vai até 12 de julho, em temporada que coincide com a Copa do Mundo no Brasil. São 143 trabalhos, divididos em nove categorias, que trazem uma síntese do melhor que o fotojornalismo produziu ao longo de 2013. (EBC)

A bienal de Veneza dá a volta ao mundo da arquitetura: Uma sólida e pitoresca nuvem de homens e mulheres vestidos inteiramente de preto e com óculos de armações grossas enchem o Arsenale e os Giardini de Veneza: são arquitetos vindos de todas as partes do planeta para a pré-inauguração, ontem, da 14ª Bienal de arquitetura, o encontro mundial de referência no setor. (El País)

Street art murals by Natalia Rak: Natalia Rak is one of the most exciting painters and street artists to emerge in Poland’s contemporary art scene. Born in 1986, Natalia received a degree in Fine Arts from the University of Lodz, Poland, specializing in graphic arts. (Feel Desain)

POLÍTICA e SOCIEDADE

Outras Palavras e Fluxo entrevistam Guilherme Boulos, líder do MTST

 

Do mesmo lado do guichê:  Não é só no Programa de Redução de Perdas que a Sabesp desperdiçou milhões de reais em contratos suspeitos. Outros acordos revelam a promiscuidade entre o público e o privado. Um deles tem relação com a Parceria Público-Privada para criação do Sistema Produtor São Lourenço. A PPP prevê o investimento de 2,2 bilhões de reais por um grupo privado, em troca de pouco mais de 6 bilhões de repasses da Sabesp ao longo de 25 anos. (Carta Capital)

No 3º dia de greve, PM volta a abrir estação de metrô em São Paulo: Os passageiros só puderam acessar as plataformas às 8h50 deste sábado (7). Segundo funcionários do metrô, um grupo com cerca de 60 grevistas impediram o funcionamento da estação, que deveria ter sido aberta às 5h. (Valor)

PM reprime trabalhadores do metrô em greve durante a madrugada

TRT julga abusiva a greve do metrô de São Paulo: A Corte manteve a multa de R$ 100 mil diário pela paralisação aos sindicatos dos metroviários e engenheiros. A Corte interferiu na pauta de reivindicações do reajuste salarial. “Defiro o índice de 8,7% dos salários de 30 de abril de 2014 oferecido pelo Metrô”, disse o desembargador Rafael Pugliese. (G1)

Dilma quer incluir sem-teto no Minha Casa, Minha Vida: Pedido levou ao adiamento do lançamento da terceira geração do programa para elaborar uma proposta que contemple os movimentos. O foco do governo está, especialmente, no Movimentos dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), grupo social mais atuante nos últimos meses. (Terra)

A universidade é uma porta trancada por dentro. Como destrancar? Em uma atividade conjunta a Pastoral da Juventude Rural (PJR) e o Blog Pautas da Juventude entrevistaram a galera do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE UFSM) que relataram sobre a polêmica decisão de que o acesso a UFSM será de 50% por cotas para estudantes de escola pública e o ingresso 100% ENEM/SISU, acabando com o vestibular na Universidade. (Geledes)

Black Blocs (resenha): Por que quebram agências bancárias e destroem símbolos do capitalismo? Como e quando essa modalidade de protesto surgiu? São a essas perguntas que o canadense Francis Dupuis-Déri procura responder em seu livro Black Blocs (Editora Veneta), recém-publicado no Brasil. A ocasião não poderia ser mais propícia. (Diplô)

Eleições 2014 – A quarta agenda da democracia brasileira: Desde as manifestações, tenho sustentado que elas abriram uma quarta agenda democrática para o País. A primeira agenda foi a derru­bada da ditadura (1985), a segunda, a vitória sobre a inflação (1994) e a terceira, ainda em curso, a in­clusão social (desde 2003). A quarta agenda, afirmo, é a da qualidade dos serviços públicos, o que diz respeito, portanto, à qualidade do Estado brasileiro. (Renato Janine Ribeiro, para a Interesse Nacional)

ECONOMIA

O BCE injeta 1,23 trilhão de reais para reativar o crédito: Dois disparos secos para começar. O Banco Central Europeu (BCE) acaba de baixar as taxas de juros oficiais de 0,25% para 0,15% — a mais baixa em seus 15 anos de existência — e se converteu no primeiro dos grandes bancos centrais do mundo a impor uma taxa negativa (de 0,10%) aos depósitos que os bancos mantêm em Frankfurt. (El País)

Institute for New Economic Thinking: David Cay Johnston: the perils o four growing inequality.


Governo reduz IOF para empréstimos externos:
A medida reduziu de 360 dias para 180 dias o prazo médio mínimo das captações externas que terão incidência de alíquota zero de IOF. Para operações inferiores a seis meses, a alíquota de IOF segue em 6%. O Decreto nº 8.263 foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). (Fazenda)

MUNDO 

SS songs and antisemitism: the week Golden Dawn turned openly Nazi: Was democracy in its own birthplace now under threat? “Golden Dawn is on stand-by,” he averred. “I don’t know how long it will take, but if this voluntary blindness continues, if the crisis goes on, it will be a real threat to democracy in the near future.”(Guardian)

Unasur – analizan estrategias para fortalecer la integracion Latinoamericana: En la reunión que se desarrolla entre jueves y viernes en Quito, los delegados analizarán las estrategias para fortalecer la integración Latinoamericana y tienen por objetivo avanzar en una planificación estratégica del organismo donde haya una convergencia de las distintas posturas y orientaciones de los 12 países miembros. (ULAN)

Para globalizar o marco da internet: Diante de uma plateia de 800 representantes de governos, organizações internacionais, negócios, sociedade civil e da comunidade de especialistas, Rousseff assinou o histórico Marco Civil da Internet. Internamente, esse foi um raro momento de sucesso para a presidente em apuros. Para o mundo, o evento marcou o decisivo arranque do Brasil como um ator progressivo sobre os direitos digitais no cenário global. (Post Western World)

Peace be with us: Cynics might regard Pope Francis’ prayer summit, which will bring Israeli President Shimon Peres and Palestinian President Mahmoud Abbas to the Vatican today, as a glorified photo opportunity. And plenty of pictures will be taken. But for five reasons — these leaders’ histories, their missions, their frustrations, their mutual respect, and the date — the meeting could help resuscitate the Middle East peace process. (Foreign Affairs)

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: