Clipping da semana

Transarquitetonica. Instalação de Henrique Oliveira, no Museu de Arte Contemporânea da USP. Veja mais no site: http://www.henriqueoliveira.com/ (Imagem: divulgação)

Transarquitetonica. Instalação de Henrique Oliveira, no Museu de Arte Contemporânea da USP. Veja mais no site: http://www.henriqueoliveira.com/ (Imagem: divulgação)

CULTURA 

Arte deve se separar da modernidade: Na preparação da 31ª Bienal encontramos trabalhos artísticos que se reportam mais a tradições pré-modernas ou mesmo não modernas. Embora outrora possam ter parecido “fora do tempo”, agora se mostram muito relevantes para o presente. (Uol Opinião)

Caminho para o nada, janelas para o abismo: É de camadas sobrepostas – ou antes, contrapostas, refratadas como num jogo de espelhos – que se trata aqui, neste filme sobre um filme. Num lugarejo atrasado da Carolina do Norte, um jovem cineasta, Mitchell Haven tenta reconstituir num longa-metragem de ficção um rumoroso drama local, a dupla morte de uma moça cubana. (Blog IMS)

Hollywood está morrendo, e isso é ótimo!  Ano após ano, os executivos dos grandes estúdios de Hollywood precisam se desdobrar para atrair os espectadores para as salas de cinema. TV e internet minam o público que outrora fez das telonas a maior indústria, em termos financeiros, dos EUA – junto com o setor bélico. (Brasil Post)

Os outros disparos: Na terra de ninguém, os adversários trocaram felicitações e tabaco e fotografaram uns aos outros. Essas imagens, nem heroicas nem triunfalistas, trouxeram à tona o lado mais desanimador e nobre do conflito: os rostos desses jovens que passavam um bom tempo juntos mas que, não obstante, estavam ali para se matarem. (El País)

POLÍTICA e SOCIEDADE

Eleitora à deriva: Ao responder à pergunta – “como se sente com relação à vida que vem levando hoje?” – uma ampla maioria dos entrevistados respondeu de forma categórica estar muito satisfeita (9%) ou satisfeita (71%) em oposição a uma minoria (17%) de insatisfeitos ou muito insatisfeitos (3%). (Carta Capital)

O país dos coronéis e a nova democracia social: O Brasilé o país anacrônico, com um ranço insuperável, da visão de compadrio do “homem cordial”, que não aceita nenhuma forma de mediação dos poderes que não passe pelo seu poder. Só isso para explicar as críticas anacrônicas aos decretos da Presidente da República instituindo a Política Nacional de Participação Social, formalizando diversos conselhos para ampliar a participação social nas políticas públicas. (GGN)

Maluf sela acordo com PT e diz que tempo de TV garante vitória a Dilma: Petistas e Maluf posaram para fotos sem constrangimentos na Assembleia Legislativa, repetindo as cenas polêmicas da eleição municipal, quando Maluf recebeu em sua casa Lula e o então candidato Fernando Haddad. (Valor)

Especialistas apontam falhas do planejamento elétrico: Os reservatórios das hidrelétricas que atendem a principal região consumidora de energia – Sudeste-Centro Sul – ainda está abaixo de 38%, segundo dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) do dia 29 de maio. A situação poderia levar o país a situação de racionamento de energia elétrica semelhante à 2001, o que só não ocorreu graças as termelétricas que hoje compõe 30% da matriz. (Brasilianas)

Como descolonizar o Brasil, no século XXI: O juiz Eugênio Rosa de Araújo, titular da 17ª Vara Federal, recusou-se a dar ganho de causa a uma ação movida pelo Ministério Público Federal. A ação pedia a retirada de uma série de vídeos do Youtube que ofendiam o Candomblé, a Umbanda e seus praticantes. Assistindo ao vídeos, torna-se difícil aceitar a defesa de que aquele conteúdo não ofendia as religiões supracitadas e seus praticantes.  (Blog da Redação do Outras Palavras)

Brazil is tired of being scolded: We’re famous for being an easygoing nation that happily gives away some of its oil field exploration rights to foreign companies. We’re friendly, acquiescent and cheerful. We like to please. But there’s a growing feeling that FIFA and the Olympic committee are taking the demanding parent act a bit too far. (New York Times)

Confluências autoritárias: A diferença entre a espionagem da ditadura e a de uma grande corporação é que, no primeiro caso, visavam-se os agentes da crítica e da oposição, com o intuito de desmantelar a rede da resistência; no segundo, o objetivo é o público em geral que se quer “proteger” dos efeitos da crítica. (Le Monde Diplomatique)

Entrevista – Polícia de São Paulo cogita prender manifestantes antes da Copa: O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, disse à Reuters que a polícia está preparando possíveis acusações criminais contra um pequeno número de líderes dos manifestantes, que, segundo ele, estão conspirando para “cometer atos de violência, quebrar, depredar, agredir pessoas”. (Reuters)

ECONOMIA

Mantega evita confirmar projeção de crescimento de 2.3% no PIB em 2014: “É prematuro fazermos revisões das projeções. Existem institutos que fazem projeções todas as semanas, mas nós não podemos fazer isso. Examinaremos as condições da economia para ver se merece revisão”, afirmou. (Valor)

Mantega atribui PIB a câmbio, inflação e fatores externos: Segundo o ministro, no primeiro trimestre, houve aumento da inflação, subindo em fevereiro e março, o que afetou o consumo das famílias, além do crédito caro e escasso. “Embora a massa salarial tenha crescido e o número de empregados e salário venha aumentando, o crédito está mais escasso e a inflação, principalmente para os alimentos, diminuiu o consumo das famílias”. (EBC)

O avanço do PIB de o,2% reflete ciclo de alta de juros no Brasil: Houve recuo ou crescimento menor de praticamente todos os componentes da demanda em comparação com os três meses anteriores: o consumo das famílias caiu 0,1%, o da administração subiu 0,7%, contra 0,9% do trimestre anterior, a taxa de investimento caiu 2,1%, e as exportações recuaram 3,3%. Somente as importações subiram 1,4%. (El País)

MUNDO

Operação militar no Haiti custa R$ 1,3 bi em 10 anos. A participação de tropas brasileiras na missão de paz do Haiti completa 10 anos neste domingo. A operação militar aumentou a importância do Brasil no cenário internacional e ajudou o Haiti em um período de inúmeras crises políticas e catástrofes naturais. (BBC)

Processo de preparação da contribuição do Brasil ao novo acordo sob a UNFCCC: As “contribuições nacionalmente determinadas” representam o pretendido aporte de cada país ao esforço global de combate à mudança do clima e deverão ter papel central na implementação do novo acordo sob a Convenção –Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. (Diplomacia Pública)

The Obama Defense: U.S. President Obama — increasingly accused of having a listless foreign policy that, in the eyes of some, made Russian President Vladimir Putin believe he could get away with stealing Crimea — is doing much better on the world stage than his critics allow. But he does still have to address one significant problem. (Foreign Affairs)

Building palestinian democracy, one brick at a time: Rising from the desolate hills north of the West Bank city of Ramallah is Rawabi, an ambitious housing project aspiring to be the first “high-tech city” in Palestine. The project launched in 2007 and is financed to the tune of a billion dollars from the Gulf sheikhdom of Qatar. This coming fall, Rawabi will welcome its first inhabitants to move into state-of-the-art, eco-friendly, high-rise apartment buildings. (Foreign Policy)

Argentina is not a BRICS country: The small group of academics and foreign policy observers that care and write about the BRICS acronym has been in uproar for the past weeks. The reason is a rumor that Argentina – an economic basket case that will soon be overtaken by Colombia as South America’s second-biggest economy – would join the BRICS grouping. (Post Western World)

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: