Clipping e Charge da Semana

Por Caetano Patta

Por Caetano Patta

HUMOR e CULTURA

Oswald de Andrade, 60: Com o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, Oswald inaugurou o primitivismo nativo. Nele, enfatizava a necessidade de se criar uma arte a partir das características do povo brasileiro, ao mesmo tempo em que apontava para a assimilação crítica da modernidade europeia. (Outras Palavras)

A seleção do quase: O quase é gêmeo univitelino do se. Para nós, brasileiros, quase não adianta nada. Um amigo aqui do trabalho estava em Amsterdã no final da Copa de 2010. Ele sempre nos conta – e comprova com fotos – sobre seu estranhamento com a imensa festa feita pelos torcedores holandeses no regresso dos vice-campeões. (Piauí)

Baden Powell, o dono das nossas emoções, o maior violonista da história: E qual o segredo de Baden? Não há mensuração possível. Seu violão não sofisticava a harmonização, não gastava acordes. E aí me lembrei do primo Oscar e eu, na adolescência, tentando classificar Paulinho Nogueira e Baden, que surgiram quase na mesma época.(Nassif)

POLÍTICA e SOCIEDADE

Do peleguismo à delinquência: O Brasil ofereceu na última terça-feira, em São Paulo, importante contribuição para o descrédito do sindicalismo como instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores, quando uma facção da agremiação que reúne motoristas e cobradores de ônibus urbanos, numa operação de guerrilha. (Dines, no El País)

Brasileiro cordial virou meio truculento: Em entrevista ao SBT, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso disse que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, virou uma “obsessão nacional”. Para Barroso, “quando existe ódio na sociedade, é preciso que um juiz independente e corajoso faça o que é certo”.  (Blog do Kennedy)

Dilma lança em Brasília política nacional de participação social: A Secretaria-Geral da Presidência define essa política como um conjunto de ações que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo entre Estado e sociedade civil. (Valor)

Direita latino-americana estremece com a lei de mídia: Algumas declarações recentes do ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva, em São Paulo, sobre a necessidade de transformar a imprensa no gigante sul-americano, estremeceram novamente, como um verdadeiro terremoto, os setores conservadores desta região, que se renegam a perder o domínio da informação. (GGN)

Lula deveria refundar o PT? O Partido dos Trabalhadores (PT), que chegou a ser o maior partido de esquerda da América Latina, está vivendo um momento de baixo astral, sacudido por escândalos de corrupção e desalento de seus partidários jovens, que não vibram mais como faziam em seus anos de luta e fervor cidadão. (El País)

ECONOMIA

How trade can reinforce income inequality: While global free trade is almost always good for the world, there are times when it can prevent the necessary adjustments in individual countries from taking place. Now is one such time. (Carneggie Endowment)

Bajo crecimiento económico en 2014 podría afectar al empleo en América Latina y el Caribe: se prevé un bajo ritmo de generación de empleo con lo cual es probable que no se registren grandes variaciones de la tasa de desempleo”, señalan los organismos de las Naciones Unidas. (CEPAL)

Financial Times diz ter encontrado erros em cálculos de Thomas Piketty: O livro de Thomas Piketty, “O Capital no Século XXI”, é a sensação editorial do ano. Sua tese sobre a desigualdade crescente mobilizou o zeitgeist e eletrizou o debate a respeito das políticas públicas pós-crise financeira. Mas, de acordo com uma investigação do Financial Times, o economista francês rock-star parece ter errado nas contas. (Valor)

Brasil, o elo partido: O ano de 2014 está perdido para a indústria, anunciou a Fiesp em abril, oito meses antes do fim do período, aparentemente sem surpreender ninguém. O índice de confiança dos empresários do setor medido pela FGV caiu para menos de 100 pontos, o mesmo nível atingido na grande depressão mundial de 2009. (Carta Capital)

Valor do investimento cai pelo 3º ano: O cenário incerto da economia, marcado por baixo crescimento do mercado doméstico e das exportações, provocou uma piora nas intenções de investimento da indústria. Pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), obtida com exclusividade pelo ‘Estado’, mostra que um terço (33,5%) das empresas não pretende investir em 2014 (Estadão)

MUNDO

Write-down of thwo-thirds of US shale oil explodes fracking myth: EIA officials told the Los Angeles Times that previous estimates of recoverable oil in the Monterey shale reserves in California of about 15.4 billion barrels were vastly overstated. The revised estimate, they said, will slash this amount by 96% to a puny 600 million barrels of oil. (The Guardian)

Seis anos do Tratado Constitutivo da UNASUL: Um tema que vem recebendo atenção crescente na Organização é o desenvolvimento de uma estratégia sul-americana de aproveitamento dos recursos naturais, que são uma das principais vantagens comparativas da América do Sul. No continente está a maior reserva de petróleo do mundo e cerca de um terço de todos os recursos hídricos do planeta.  (Diplomacia Pública)

What really happened in Chile: I was eating lunch at Da Carla, an Italian restaurant in Santiago, Chile, when a colleague joined my table and whispered in my ear: “Call home immediately; it’s urgent.” At the time, I was serving as a clandestine CIA officer. Chile was my first overseas assignment, and for an eager young spymaster, it was a plum job. (Foreign Affairs)

Quem governa na Europa? Reconstruir a democracia e recuperar a cidadania, em casa e na Europa, passa por dar mais espaço à política, não menos, para que os cidadãos possam eleger políticos de verdade e políticas de verdade. (El País) 

Canal oficial do Parlamento Europeu transmitirá ao vivo o resultado das eleições de Membros do Parlamento 

Tags:

Categorias: Charges, Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: