Charge e Clipping da Semana

Por Caetano Patta, que também divulga seu material em: http://ociosobretela.tumblr.com/

Por Caetano Patta, que também divulga seu material em: http://ociosobretela.tumblr.com/

CULTURA

Quer moleza? “Trezentos mil exemplares! Pelas barbas do profeta!” Foi falando assim que me apareceu Brás Cubas em sonho um dia desses, impressionadíssimo com a notícia de que se publicaria em breve uma edição reformatada de O Alienista, feita “para facilitar a leitura” de jovens e adultos supostamente inexperientes para encarar ao vivo o bruxo do Cosme Velho. (Estadão)

Jan Lauwers: ‘O teatro é o meio do futuro, um espírito livre’: Trabalho para criar uma forma de arte em que atuação, performance, imagem, som, música e texto criem juntos uma grande narrativa. Há uma necessidade de levantar perguntas sobre a arte, como meio de expressão, e sobre o mundo que a recebe. (O Globo)

Getúlio – paradoxo e credulidade: Dirigido por João Jardim, o filme está à altura da sua evidente ambição, levando em conta quem é seu personagem principal e que é uma reconstituição de época. Getúlio cumpre muito bem o objetivo proposto por seu realizador. (Piauí)

Disparada, Festival da TV Record, 1966, acervo pessoal de Jair Rodrigues

 

POLÍTICA e SOCIEDADE

Marcha da maconha reúne 10 mil na zona sul do Rio: Na avaliação do deputado federal do PSOL Jean Wyllys, o Congresso precisa “jogar com honestidade” na discussão do tema da legalização da maconha e ouvir mais a ciência com referência ao uso da planta para fins medicinais. (EBC)

The president and the pretenders: Ms Rousseff remains the favourite to win. Unemployment is at historic lows and disposable incomes are unlikely to slide between now and October (although the possibility of protests at the World Cup may provide a focus for discontent). She will enjoy more free TV time than Neves and Campos put together. But she is in a fight. (Economist)

Críticas do governo paulista sobre imigrantes mostram preconceito e exploração política: Eles chegavam sem a documentação necessária para o ingresso no Brasil. A presidente Dilma observou de forma especial a questão da imigração haitiana e lhes concedeu um visto humanitário, algo muito raro. (UOL Opinião)

Joaquim Barbosa atropela jurisprudência no caso Dirceu: Segundo Barbosa, o STF não se submete a jurisprudência. “Para que tenha direito à prestação de trabalho externo, é preciso que cumpra, ao menos, 1 ano, 3 meses e 25 dias de prisão”, afirmou. (GGN)

E se ela fosse culpada? O que faz uma sociedade chegar ao ponto de espancar até a morte uma inocente por julgar que ela era uma criminosa? E, ainda que ela fosse uma criminosa, isso justificaria tamanha barbárie? A legislação penal brasileira não tipifica o crime de linchamento. (El País)

“Vivemos a cultura do segredo por 500 anos”. Entrevista de Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria Geral da União: Essa cultura vem sendo mudada, por exemplo, com os portais da transparência em matéria orçamentária, em 2009. Isso foi o começo da mudança cultural. Com a Lei de Acesso à Informação, damos um passo a mais no que chamamos de transparência passiva, que é aquela que ocorre mediante demanda do cidadão. (Gazeta do Povo)

Você acredita no que lê nos jornais? O curioso conceito que transforma em equivalentes dois tipos totalmente distintos de informação – a jornalística e a publicitária – se ampara na falácia liberal conservadora de que o Estado autoritário pretende “tutelar os consumidores, como se eles não tivessem capacidade de decidir o que querem consumir”. (Observatório da Imprensa)

ECONOMIA

Mercado de trabalho é o fator que mais contribui para a queda das desigualdades: Os dados fazem parte da apresentação feita pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, Marcelo Neri, à presidenta Dilma Rousseff e a 20 ministros na última segunda-feira (5), e informam que o trabalho contribuiu com 54,9% para a redução da desigualdade entre 2002 e 2012. (Agência Brasil)

Lucro da Petrobras cai 30% no 1º trimestre, mas supera estimativas: O lucro da companhia veio 28% acima da média das previsões de oito casas de análise compiladas pelo Valor, que apontava para ganhos de R$ 4,2 bilhões. O Ebitda também superou as expectativas, que estavam em R$ 13,7 bilhões, em 4,7%. (Valor)

Entraves às exportações brasileiras: A pesquisa reafirma a necessidade de investimentos em infraestrutura, como também mostra a importância de uma racionalização nos procedimentos aduaneiros, uma melhoria nos mecanismos de ressarcimento e uma readequação das linhas de financiamento à exportação e aos instrumentos de garantia. (CNI)

MUNDO

Economic top dog: will China overtake the US? The United States could soon lose its status as the world’s largest economy. It has been the global leader since overtaking the UK back in 1872. Now a report released by the World Bank says it could soon lose its crown to China. (Al Jazeera) 

Uma luz para as cidades: No mês passado, foi realizada em Medellín, na Colômbia, uma reunião extraordinária. Cerca de 22 mil pessoas participaram do Fórum Urbano Mundial para discutir o futuro das cidades. No encontro, foi debatida a criação de “cidades para viver”, ou seja, a promoção do desenvolvimento equitativo em ambientes urbanos, onde a maioria dos cidadãos do mundo já mora e nos quais, até meados deste século, dois terços deles residirão. (Estadão)

Russia and Latin America: what gives? In the midst of the Ukrainian conflict, Sergey Lavrov has embarked on a Latin American diplomatic tour. After visiting Cuba earlier this week and Nicaragua on May 1, the Russian foreign minister headed to Peru and later Santiago de Chile to meet with newly elected Chilean president Michelle Bachelet. (Al Jazeera)

Why Boko Haram attacks schools: The abduction last month of 276 schoolgirls in northeastern Nigeria by the Islamist extremist group Boko Haram has become international news. In a video that surfaced this week, Boko Haram’s leader issued a chilling message in which he called the girls “slaves” and threatened to “sell them in the market.” (Foreign Affairs)

Tags:

Categorias: Charges, Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: