Clipping e Charge da Semana

Tacada em dois tempos. De Caetano Patta.

Tacada em dois tempos. De Caetano Patta.

CULTURA

O García Márquez que amamos: Gabriel García Márquez conseguiu o milagre de habitar na mente de todos os seres sensíveis da terra com a sua obra, desde um intratável porteiro de um arranha-céus de Nova Iorque ou um granjeiro da Austrália, até um rigoroso professor de Harvard e um exigente académico de Coimbra. (Público)

A última copla de Paco de Lucía: ‘Canción andaluza’, o disco póstumo do grande violonista flamenco que sai às lojas em 29 de abril, recria oito versões tradicionais de um gênero musical que lhe apaixonava. (El País)

Dorival Caymmi: o que é que a Bahia tem?


POLÍTICA E SOCIEDADE

Aprovado no Senado, Marco Civil da Internet segue à sanção: O relator ad hoc, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), destacou que o projeto é fruto de um amplo ciclo de debates e consultas feitos, inclusive, pela rede de computadores. De acordo com ele, o marco civil foi construído pelos usuários num processo inovador, inclusivo e democrático. (Senado)

Lembrando denúncias de espionagem, Dilma sanciona o Marco Civil da Internet: “as revelações sobre os mecanismos de espionagem e monitoramento coletivo provocaram indignação e repúdio” em todo o mundo. A presidente lembrou que “no Brasil, empresas e a Presidência tiveram comunicações interceptadas” e disse que “esses fatos são inaceitáveis e continuam sendo”. (R7)

Inteiro teor do Marco Civil da Internet: Art. 1o Esta Lei estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil e determina as diretrizes para atuação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à matéria. (Planalto)

Morto na quinta-feira, coronel Paulo Malhães temia por sua vida: De acordo com um integrante da Comissão da Verdade do Rio, o ex-agente do Centro de Informações do Exército (CIE) deixara claro, em depoimentos privados, o temor do que poderia vir a ocorrer com ele. (Carta Capital)

Janot considerou “total descompasso” pedido de quebra de sigilo telefônico do Planalto: “o devido processo legal recomenda, em toda sua extensão, que também a adoção de medidas invasivas seja pautado especialmente o Princípio da Proporcionalidade, velando-se pela necessidade, adequação e proporcionalidade em sentido estrito” (GGN)

Segue a matança dos sem-nome e sem-rosto: O que têm a propor candidatos a governos e legislativos? Com quem estão debatendo e articulando soluções para essa tragédia? O que é mais importante do que a vida? Com a palavra, candidata e candidatos à presidência da República, aos governos estaduais e legislativos. (Bob Fernandes)

Rigor do STF contra corrupção só valeu para o PT: O “Recado do Blog” hoje é sobre o STF ter julgado o mensalão do PT com um rigor maior do que nos casos do mensalão do PSDB e do ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello. Apesar das características jurídicas específicas de cada caso, o Supremo usou dois pesos e duas medidas. (Blog do Kennedy Alencar)

Comissão da Câmara aprova texto-base do Plano Nacional de Educação e retira questão de gênero: São diretrizes do PNE a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual”, retomando o texto do Senado, que fala apenas em “erradicação de todas as formas de discriminação. (Observatório da Sociedade Civil)

A necessária busca por Iara Iavelberg: Irmãos, colegas, amigas, companheiros na Organização Revolucionária Marxista Política Operária e no MR-8 e o depoimento do legista independente Daniel Munhoz, que analisou minuciosamente as circunstâncias da sua morte (e concluiu contra a tese de suicídio) são apresentados nesse documentário dirigido por Flávio Frederico, Em busca de Iara, há um mês em exibição em diversas capitais. (Carta Maior)

Violência em prisão indígena é destaque em audiência pública da CNV: “Ele narrou coisas que existiam lá dentro, contou o processo de trabalho forçado, espancamento no tronco. Se não fizesse o trabalho todo, o índio ia para o tronco, onde algumas pessoas acabaram morrendo”, disse Marcelo Zelic, colaborador eventual do CNV e membro do grupo Tortura Nunca Mais. (EBC)

Um desastre humanitário no centro de São Paulo: Sem avisar a prefeitura de São Paulo e o governo federal, governo do Acre enviou haitianos para a cidade. Abandonados, eles dependem de ajuda para se alimentar.  “Melhor, se possível, seria encontrar um emprego para mandar dinheiro para os meus parentes”. (Carta Capital)

ECONOMIA

Governo, o vilão da inflação: Diplomado em economia, o ministro parece desconhecer fatores como as limitações da oferta e o excesso de demanda alimentado pelos estímulos ao consumo e pela gastança pública. Quem leva em conta esses fatores identifica o verdadeiro vilão. (Observador Político)

Brasil tem o maior déficit trimestral nas contas externas da história: “O déficit ficou um pouco maior do que o previsto em grande parte por causa da reação lenta da balança comercial. Produtos importantes da nossa pauta de exportação, especialmente agrícolas, estão com preços inferiores ao previsto. Mas esperamos uma recuperação ao longo do ano”

Brazil’s economy, the 50’year snooze: The moment you land in Brazil you start wasting time,” laments Mr Watkins, who moved to the country three years ago after selling a fast-food business in New York. To be sure of having at least ten temporary workers at Lollapalooza, he hired 20 (sure enough, only half of them turned up). (Economist)

MUNDO

O Supremo limita o direito ao protesto na Venezuela: Decisão abre caminho para que a polícia antidistúrbios intervenha nos bloqueios de estrada —em ocasiões violentas— que durante os dois últimos meses caracterizam os protestos da oposição venezuelana. Segundo o Supremo, o direito à manifestação “não é absoluto” e ordena que os prefeitos ajudem as equipes de segurança nessa tarefa. (El País)

The Assad Regime, winning on points: The Syrian regime and the armed rebellion it faces are like two boxers who have been in the ring for too many rounds. Both are bloodied and bruised, but the regime is ahead on points. This is despite severe disadvantages and shortcomings, some of them self-inflicted. (Carnegie Endowment)

Ukrainian Long Division: On April 17, as foreign ministers from the United States, the European Union, Russia, and Ukraine struck a deal to ease mounting tensions in eastern Ukraine, Russia’s strategy for the region — “federalism” or, more likely, partition — seemed to win out. (Foreign Affairs)

Salem Nasser, professor da FGV, fala sobre a suspensão das negociações de paz entre Israel e Palestina. (R7)

Coletiva Brasil – China, no Itamaraty: Entrevista coletiva concedida pelo Ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Wang Yi, em Brasília, em 25 de abril de 2014.

 

Tags:

Categorias: Charges, Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: