Charge e Clipping da Semana

Dom Aécio, Sancho Campos. Charge de Caetano Patta, que estreou esta semana no Outras Palavras: http://bit.ly/Rgmv3X

Dom Aécio, Sancho Campos. Charge de Caetano Patta, que estreou esta semana no Outras Palavras: http://bit.ly/Rgmv3X

HUMOR E CULTURA

Alckmin promete economizar no xampu: “Precisamos evitar o desperdício. Prometo economizar no xampu até essa crise passar. Falei com o Serra e ele também fará parte dessa corrente de solidariedade”, discursou, caminhando sobre as águas do Tietê. (Piauí Herald)

Daily Cartoon, The New Yorker:

daily-cartoon-140411

Tony Cajazeira, o astro que você precisa conhecer:  E nem adianta tentar reconhecer o nome ou a foto. É melhor se segurar onde está sentado porque vamos para a zona rural de uma pequena cidade no Estado do Maranhão. E, como chegamos lá, já tenho a sua licença para falar sobre a vida desse tal astro que você precisa conhecer. (Farofafá)

Fragmentos de discursos: Oswald visto por Antônio Candido: O Oswald lendário e anedótico tem razão de se. Ele escandalizava pelo fato de existir, porque a sua personalidade excepcionalmente poderosa atulhava o meio com a simples presença.  (Outras Palavras)


POLÍTICA E SOCIEDADE

Petrobras: Two heads are worse than one: An $8 billion debt issue in March was three times oversubscribed. Despite the ratings stumble, Petrobras retains investment grade.Petrobras is unlikely ever to be a normal company. But with less political meddling it could be profitably unusual—perhaps even unusually profitable. (Economist)

Foster explicará Pasadena em meio a indefinição sobre CPI da Petrobras: Além do depoimento de Graça Foster na terça-feira, será votado no plenário do Senado o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR) favorável a uma CPI ampla para investigar não só a compra da refinaria de Pasadena, mas também denúncias de irregularidades nos metrôs de São Paulo e do Distrito Federal e no Porto de Suape, em Pernambuco. (EBC)

A epidemia da justiça popular: As notícias sobre linchamentos proliferam nos jornais locais de todos os Estados brasileiros, mas não constam nas estatísticas. Segundo o Código Penal, o linchamento não é reconhecido como crime e por isso é difícil de calcular quantos atos ocorrem no país. (El País)

Faltando 60 dias para a Copa, policiais federais ameaçam parar durante o evento: a Marcha dos Elefantes, junto com uma paralisação de um dia, é para mostrar para a sociedade as condições precárias de trabalho dos policias e a ineficiência do atual modelo de segurança pública. (Agência Brasil)

Após confronto, PM diz que reintegração de posse no Rio foi tranquila: A desocupação durou três horas, mas houve confronto do lado de fora, culminando com 12 feridos, incluindo três crianças e cinco PMs. “Toda a tropa foi orientada a entrar de forma tranquila, transmitindo orientações para a desocupação”. (Estadão)

Governo do Acre fecha abrigo de haitianos em Brasileia: A estimativa é que pelo menos 20 mil haitianos tenham passado por Brasileia, aumentando a demanda por serviços. Até agora foram gastos R$ 15 milhões no acolhimento dos haitianos. (Rede Brasil Atual)

Depoimento do coronel Paulo Malhães, ex-agente do CIE à Comissão Nacional da Verdade

 

ECONOMIA

Governo divulgará previsões do PIB e inflação para 2015 na terça-feira: o mercado prevê IPCA de 5,84% e crescimento de 2% no PIB de acordo com o Boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central. Na última versão do Relatório de Inflação, divulgada no fim de março, o Banco Central projeta inflação de 5,5%. (EBC)

Tombini diz que Brasil poderá voltar à estratégia original: o presidente do BC disse que antes da crise financeira global de 2008, a estratégia brasileira passava por intervenções esterilizadas no câmbio, com a acumulação de reservas. Com um mercado financeiro profundo, era possível controlar a liquidez. “Nós conseguimos implementar uma política monetária relativamente independente”. (Valor)

IBGE suspende divulgação da PNAD para revisar método: A medida foi tomada após questionamentos de parlamentares sobre a precisão das informações sobre a renda domiciliar per capita para as Unidades da Federação, já que as estimativas servirão como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados – FPE, conforme definido na Lei Complementar nº 143/2013. (Estadão)

Ha-Joon Chang at The Cambridge Union Society:

 

CIDADES

 Uma chance para avançar na política habitacional em SP: novos instrumentos, aliados a outros já existentes – por exemplo, isenção de pagamento de outorga onerosa para as Zeis, bem como instrumentos previstos no Estatuto da Cidade que estão mais bem definidos e autoaplicáveis neste Plano Diretor – podem trazer mudanças muito positivas para o enfrentamento do problema habitacional em São Paulo. (Raquel Rolnik)

Nabil Bonduki concede entrevista à jornalista Maria Lydia, Tv Gazeta:

 

MUNDO 

Governo dos EUA promete destravar reformas do FMI: A mudança envolverá uma nova repartição de cotas e de votos, principalmente a favor dos emergentes. Além disso, todos os diretores executivos serão eleitos, em vez de apontados pelo país líder de cada grupo (constituency), como o Brasil, principal integrante de um grupo de dez. (Estadão)

O bloco bolivariano perde influência: A crise venezuelana acentua a perda de influência do bloco da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA) na América Latina, que já começava a ser notada desde a doença de Hugo Chávez; e diminui, ainda mais, a capacidade do Estado venezuelano para intervir em processos internos de outros países. (El País)

Putin’s Brain: Considering the shabby state of Russian democracy, and the country’s continued move away from Western ideas and ideals, one might argue that the chances of seeing neo-Eurasianism conquer new ground are increasing. (Foreign Affairs)

Nem todas as rebeliões são revoluções: Após a secessão da Crimeia, o novo poder ucraniano deve enfrentar uma situação econômica, demográfica e social desastrosa. O sistema oligárquico construído há vinte anos alimenta a pobreza, os rancores e os medos. E nada indica que ele será realmente questionado. (Diplomatique)

Slavoj Zizek vc Screcko Horvat: What does Europe Want?


MEIO AMBIENTE

Água: Brasil vive crises que marcarão o século: Não vamos conseguir enfrentar nossos problemas de justiça social e ambiental sem resgatar a água do seu aprisionamento como recurso na produção e como mercadoria rara por agressivas forças privatizantes. Mas não vamos progredir muito sem lutar para que o Estado garanta o caráter comum da água, como bem a ser compartilhado entre todos e todas, sem discriminações e exclusões. (Outras Palavras)

Tags:,

Categorias: Charges, Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: