Clipping da semana

65% dos brasileiros acreditam que roupas curtas usadas por mulheres justificam o estupro. O original do estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com outros números assustadores sobre uma sociedade preconceituosa - a nossa - está na seção 'Política e Sociedade' deste clipping. A charge é de Caetano Patta.

65% dos brasileiros acreditam que roupas curtas usadas por mulheres justificam o estupro. O original do estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com outros números assustadores sobre uma sociedade preconceituosa – a nossa – está na seção ‘Política e Sociedade’ deste clipping. A charge é de Caetano Patta.

CULTURA E HUMOR

Grimm Agreste no SESC Interlagos: Inspirada na primeira edição dos Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos dos irmãos Grimm, a exposição Grimm Agreste no desbrava o imaginário dos 156 contos originais com instalações interativas e ilustrações do artista nordestino J. Borges. (SESC)

STF devolve Juízo Final para a primeira instância: Após despachar o mensalão tucano de volta para Minas Gerais, Galvão Bueno de volta para Monaco e Cesare Battisti de volta para os anos 70, os ministros do STF reconheceram que o julgamento de Eduardo Azeredo não ficará pronto a tempo para a Copa do Mundo. (Piauí Herald)

Produções regionais do audiovisual terão recursos de 50 milhões da Ancine: A  chamada é dirigida aos governos estaduais e às prefeituras das capitais, com exceção do Rio de Janeiro e de São Paulo. São estados e municípios que, segundo a Ancine, fazem apenas investimentos esporádicos em produção de filmes e obras seriadas de televisão. (EBC)

Em busca de Iara

POLÍTICA E SOCIEDADE

Jango rompe o silêncio: Em agosto de 1964, deposto e exilado no Uruguai, João Goulart publicaria um manifesto numa revista de esquerda, a pretexto dos dez anos da morte de Getúlio Vargas. O texto acabou sendo lido na íntegra no plenário da Câmara dos Deputados por Doutel de Andrade, líder do PTB, o partido de Jango, o que foi considerado uma provocação pelo ministro da Guerra e futuro presidente Costa e Silva.

Tolerância social à violência contra as mulheres: Estudo do IPEA lança luz sobre preconceitos da sociedade brasileira. Quase três quintos dos entrevistados, 58%, concordaram, total ou parcialmente, que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”. (IPEA)

1964 e a Batalha de Itararé: “O movimento não pode ser entre 2 e 8 porque é quarto minguante; tudo que começa em quarto minguante não dá certo. Ou será antes do dia 2 ou será depois do dia 8”, afirmou, sem disposição de recuar, o general Carlos Luiz Guedes, da 4ª Infantaria Divisionária.

PT cede em alianças nos Estados para garantir controle de CPI da Petrobrás: Palácio do Planalto costura acordos políticos e inicia processo de reaproximação com os peemedebistas a fim de manter a base de defesa de Dilma com a iminente criação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a estatal. (Estadão)

The net closes, Brazil’s magna carta for the web: “THE best possible birthday gift for Brazilian and global web users” is how Tim Berners-Lee, the British inventor of the world wide web, which turned 25 this month, described Brazil’s “internet bill of rights” in an open letter on March 24th. (Economist)

Ser sexy sendo vulgar: Um meme na internet proclama: “ser sexy sem ser vulgar”. Pois, para mim, é possível ser sexy do jeito que quiser. Tati Bernardi não quer ser encaixada em estereótipos femininos do que é ser sexy. Porém, acha muito fácil colocar as outras mulheres nas caixinhas da generalização. (Blogueiras feministas)

CIDADES

Proposta de substitutivo do Plano Diretor Estratégico (PL 688/2013) – Original: Art. 1º Esta lei dispõe sobre a Política de Desenvolvimento Urbano, o Sistema de Planejamento Urbano e o Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo, e aplica-se à totalidade do seu território. (Cidade Aberta)

Manifesto – porque é errado instalar um aeródromo em Parelheiros, área de produção de água da cidade de São Paulo: O uso proposto é incompatível com o zoneamento municipal, com diversas leis estaduais de proteção ambiental e de mananciais e com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. (Cidades para quem)

ECONOMIA

Mantega prevê grandes investimentos no país nos próximos oito anos: “O carro-chefe do crescimento será o investimento”, prevê ele, citando entre as áreas que considera fundamentais neste sentido: os setores de infraestrutura – com melhoria das condições de logística -, energético, da construção e da indústria automobilística, além do “capital humano”. (Agência Brasil)

A avaliação da S&P e o terrorismo econômico: A avaliação da S & P não condiz com os resultados macroeconômicos nem com o desempenho da economia brasileira. Tanto que o mercado ignorou o rebaixamento da agência, as bolsas tiveram forte alta durante a semana, puxadas pelas ações da Petrobras, que dispararam. (GGN)

Entre um tiro no pé e o dedo na ferida: A divulgação na sexta-feira, da composição do conselho de administração da Petrobras na época da decisão de compra de 50% da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, reforça a impressão de a presidenta Dilma Roussef ter sido induzida a erro ao aprovar a operação, conforme a matéria da revista sugere. (Carta Capital)

MUNDO

Russian Roulette: the invasion of Ukraine – Vice News

Para onde vai o Brasil – alternativas brasileiras: Quais são os caminhos que o Brasil pode trilhar nas áreas política, econômica, social e internacional: maior ou menor influência do dinheiro na política? Prioridade no controle da inflação ou no crescimento? Programas para toda a população ou focados nos mais pobres? (Samuel Pinheiro Guimarães na Lemonde Diplomatique)

Brazil’s foreign policy under Dilma: retreat or normalization? Reducing Brazil’s diplomatic footprint, considering the closure of embassies, excessively limiting the Foreign Ministers’ room for manoeuvre and staying away from important global security gatherings may be described by some as “a normalization of the curve”. Yet pursuing such such a strategy is far riskier than its name suggests. (Post Western World)

MEIO AMBIENTE

IPCC report: climate change felt on all continentes and across the oceans: Some parts of the world could soon be at a tipping point. For others, that tipping point has already arrived. “Both warm water coral reef and Arctic ecosystems are already experiencing irreversible regime shifts,” the approved version of the report will say. (The Guardian)

Milhares exigem que França feche central nuclear: Milhares de militantes antinucleares franceses, alemães e suíços se manifestaram neste domingo em oito pontes do rio Reno para exigir o fechamento da central nuclear francesa de Fessenheim (leste), a mais antiga da França. (Terra)

Tags:, , ,

Categorias: Charges, Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: