Clipping da Semana

tumblr_n2945mqdoe1se9tp5o1_1280

‘Poker face’, de Caetano Patta. Putin tem se mostrado o homem de ferro de uma Rússia que ele quer ver forte de novo, em franco enfrentamento, se necessário, com os EUA. Esta semana, o Secretário de Estado americano John Kerry e o Chanceler russo Sergei Lavrov não concordaram sobre a questão da Crimeia, que vota neste domingo pela separação da Ucrânia e anexação à Rússia. (Para ver mais trabalhos de Caetano Patta, acesse: http://ociosobretela.tumblr.com/)

HUMOR E CULTURA

PMDB negocia figuração em House of Cards: “Temos muito a contribuir com ideias para o roteiro, principalmente naquela parte de sacanagens, além de um fabuloso cast de parlamentares que podem atuar como figurantes”, explicou Eduardo Cunha. (Piaui Herald)

Além da Disney clássica: cinco ótimos filmes de animação sem estereótipos. Muitos dos clássicos da companhia norte-americana contêm imagens ultrapassadas de grupos raciais ou de gênero. Afortunadamente, recentes obras de arte animadas fornecem alternativas sem sacrificar nada no caminho da imaginação. (Fórum)

Carolina Maria de Jesus: 100 anos da autora do clássico “Quarto do Despejo”. “A favela é o quarto de despejo da cidade”. A escritora favelada é, de certa forma, precursora de nomes recentes de nossa literatura que vieram da periferia das grandes cidades, como Paulo Lins (Cidade de Deus) e Ferréz (Capão Pecado). (Cynara Menezes) 

Brasil lembra os 75 anos de nascimento do cineasta Glauber Rocha

 

POLÍTICA E SOCIEDADE

No centenário de Abdias Nascimento, luta contra racismo ainda é desafio: Essa ideia da democracia racial na verdade, durante muito tempo, funcionou muito mais como um instrumento de opressão, de negação do próprio direito do alvo do racismo se insurgir e combatê-lo e lutar por seus direitos. (Correio Braziliense)

Dilma faz reforma técnica e resiste à pressão do PMDB: Essa tem sido a tônica das reformas ministeriais nos últimos anos de qualquer governo. É comum que haja indicação de técnicos com patrocínio de lideranças políticas relevantes. O que não é assimilável é puro fisiologismo. (GGN)

O que está em disputa: Em plena campanha eleitoral, os focos são dois: uma economia que “vai mal” e a “incapacidade do governo” de enfrentar as crises de governabilidade geradas pelas mobilizações e protestos sociais, e pela violência que penetra o cotidiano e desborda o controle do Estado. (Silvio Caccia Bava, na Diplomatique).

Ato em SP reúne 2 mil contra a Copa e termina sem confrontos: “O efetivo foi desproporcional, mas, dessa vez, apesar de o cordão policial estar muito junto dos manifestantes, acompanhando o tempo inteiro, não vi aquela intimidação que costuma ser comum”, avaliou Luiz Henrique Ferreira, membro dos Advogados Ativistas. (Brasil Atual)

Vou ter que fazer o papel do chato: o protesto anticopa flopou. O coro dos que não querem o mundial é muito –mas bota muito nisso—maior no Facebook ou nos jornais do que na rua. Pode ser que mude? Pode, claro. Há quem acredite que ainda há atores que não entraram em campo e que eventualmente poderiam engrossar as manifestações daqui em diante. (Carta Capital)

Ministério Público paulista prepara 5 ações contra cartel: São pelo menos 5 denúncias criminais contra dirigentes e ex-dirigentes de multinacionais por formação de cartel e fraudes a licitações no setor metroferroviário entre 1998 e 2008, governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB. (Estadão)

Marco Civil da Internet: o projeto que Eduardo Cunha quer detonar em nome das telefônicas: Esse não é um projeto só do governo brasileiro, ele foi construído coletivamente definindo direitos e deveres dos cidadãos e empresas na internet. O enorme esforço de diversos setores da sociedade deu forma ao projeto com o maior consenso possível para a garantia dos principais direitos civis na internet. (Viomundo)

CIDADES

Por que andar de ônibus no Brasil não é politicamente correto? A opção pelo individual em detrimento do coletivo contamina uma população com valores contraditórios. Em época de manifestações em defesa dos direitos civis, rotular negativamente uma pessoa por andar de ônibus anda na contramão de qualquer passeata. (El País)

Queremos qualidade dos serviços públicos? Construir equipamentos públicos é importante. Melhorar a gestão é fundamental. Para tanto é necessário enfrentar as disparidades salariais e valorizar os/as trabalhadores/as dos serviços públicos. Isso é essencial se quisermos ver alguma luz no fim do túnel no que diz respeito à qualidade destes serviços. (Raquel Rolnik)

ECONOMIA

Prévia do PIB aponta alta de 1,26% em janeiro de 2014: A economia do país registrou crescimento em janeiro de 2014, conforme dados divulgados pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), apresentou alta de 1,26% no mês, na comparação com o mês anterior. (G1) 

Taxa de informalidade manteve tendência de queda: O percentual médio do trabalho informal do ano passado ficou em 33%. Em 2012, essa taxa se fixou em 34%. “A propensão à queda deve ser a tônica para este ano. Em janeiro de 2014, o índice ficou em 32,2%, a mais baixa já encontrada para esse mês em todos os anos”. (IPEA)

Com pacote, governo adia alta de 20% na energia: O governo decidiu que só vai repassar os gastos para a conta de luz em 2015, depois da eleição, e ainda não dimensionou quanto isso vai custar para o consumidor, muito menos o impacto sobre o inflação. (Estadão)

MUNDO

O regime venezuelano aperta o cerco à internet: A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) entrou em contato com todos os provedores de acesso à internet da Venezuela para lhes advertir que deverão cumprir imediatamente a ordem de bloquear sites com conteúdo contrário aos interesses governamentais. (El País)

Ministras y Ministros de Relaciones Exteriores de UNASUR emitem Resolución sobre la violência presentada en Venezuela: Reunidos en Sesión Extraordinaria en Santiago de Chile, el Consejo de Ministras y Ministros de Relaciones Exteriores de UNASUR ratificó el respeto a los Derechos Humanos y el rechazo rotundo a la violencia presentada en Venezuela durante las últimas semanas, a través de la Resolución UNASUR/CMRE. (UNASUL)

The lessons of Geneva: The refusal of the Assad regime’s negotiating team to enter into discussions for setting up a transitional governing body (supposedly the conference’s main purpose), combined with the support of Russia for its intransigence, confirmed the worst for America’s secretary of state, John Kerry. (Economist)

KAL’s Cartoon – The Economist

20140315_WWD000 

Ukraine ministers accuse Russia of provoking fatal clashes: Two people were killed and several wounded in a shootout in the eastern Ukrainian city of Kharkiv late on Friday night, according to Ukraine’s acting interior minister, Arsen Avakov. (The Guardian)

CIA Director Brennan denies hacking allegations:

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: