Clipping da semana

Fundador da Estação Primeira de Mangueira, escola símbolo do carnaval carioca e brasileiro, Cartola foi sambista, briguento e glorioso exemplo para gerações de músicos. Compôs clássicos como 'A vida é um moinho', 'O Sol nascerá' e 'Alvorada'. Em tempos de carnaval e alegria nas ruas, viva Cartola!

Fundador da Estação Primeira de Mangueira, escola símbolo do carnaval carioca e brasileiro, Cartola foi sambista, briguento e glorioso exemplo para gerações de músicos. Compôs clássicos como ‘A vida é um moinho’, ‘O Sol nascerá’ e ‘Alvorada’. Em tempos de carnaval e alegria nas ruas, viva Cartola!

CULTURA

Estação Primeira: Elis Regina, Alcione, Nelson Cavaquinho, Cartola, Tom e outros cantam uma das mais queridas escolas de samba, a Mangueira. Playlist no link. (CMais)

Mano Brown fala sobre rolezinhos: “Os caras querem o quê?”, pergunta o rapper. “Colocam um shopping no meio de 300 favelas, põem tudo que tem do bom e do melhor lá dentro, eles querem o quê?” (Rolling Stone)

Paco de Lucía morre aos 66 anos: Além de cruzar flamenco com jazz, De Lucía fez o próprio com o blues, a música indiana, a salsa, a bossa nova ou a música árabe. Também contribuiu para desvanecer a fronteira entre a música culta e a popular com registros históricos no Teatro Real. (El País)

Cartola e seu pai: o mundo é um moinho

SOCIEDADE E POLÍTICA 

‘Prefiria não’: a resposta da socióloga Silvia Viana ao pedido de entrevista da Revista Veja: considero a ‘Veja’ uma revista muito mais que tendenciosa, considero-a torpe. Trata-se de uma publicação que estimula o reacionarismo ressentido, paranoico e feroz que temos visto se alastrar pela sociedade. (Carta Campinas)

O inquérito do black bloc: “Fizeram desde as perguntas mais triviais – como ‘você é Black Bloc?’, ‘conhece o Black Bloc?’, ‘já viu a página do Facebook do Black Bloc?’ – até as mais bizarras, como ‘você já participou de treinamentos de guerrilha urbana no campo?’ (A Pública)

As operações aritméticas do Ministro Joaquim Barbosa: ‘Foir para isso mesmo, ora!’. Acabava de admitir abertamente o que o ministro Barroso dizia com certos pudores. A pena para os condenados pelo crime de formação de quadrilha no julgamento do mensalão foi calculada, por ele, Barbosa, para evitar a prescrição. (Estadão)

Freixo e a violência: O maior desafio enfrentado pelo deputado Marcelo Freixo, pré-candidato a governador do Rio de Janeiro e alvo de ofensiva difamatória típica do Globo, não sai no jornal. É a luta interna dentro de seu partido, o PSOL. (Observatório da Imprensa)

Justiça investiga se Dirceu recebeu visita fora do dia permitido: o defensor público Heverton Gisclan Neves da Silva visitou Dirceu no dia 6 de Janeiro, segunda-feira, dia em que os presos na Penitenciária da Papuda não são autorizados a receber visitas. (EBC)

Siemens é proibida de participar de licitações da administração pública: A decisão, tomada por unanimidade, foi baseada na fiscalização e controle interno dos Correios, que detectaram irregularidades nos contratos de licitações com a empresa alemã, feitos entre 1999 e 2004. (Agência Brasil)

ECONOMIA

Mantega: qualidade do investimento influenciou expansão do PIB: Mantega disse que o crescimento mostra que a economia está em trajetória de aceleração gradual em relação ao ano anterior, 2012. (Carta Capital)

A agricultura salva novamente a economia brasileira: Se há um setor resiliente no Brasil é o agronegócio. Mais uma vez, a produção agrícola serviu de anteparo para o resultado do Produto Interno Bruto, que no terceiro trimestre recuou 0,5%. (El País)

Alta do dólar faz dívida pública líquida cair para menor nível da história: Com a valorização da moeda norte-americana no mês passado, os ativos em moeda estrangeira, principalmente as reservas internacionais, aumentam de valor na conversão em reais, resultando numa dívida líquida menor.

CIDADES

Carnavalizar as ruas de São Paulo: Pensando sobre a relação dos blocos com a cidade, me parece que o visível crescimento do carnaval de rua de São Paulo faz parte de um movimento mais amplo de ocupação e reivindicação dos espaços da cidade. (Raquel Rolnik)

Shepherd of the city’s rebirth, Rio’s mayor feels the strains too: Mr. Paes is overseeing ventures like the Transcarioca, a roadway linking the international airport to Barra da Tijuca, a sprawling zone of residential towers, slums and gated communities, and an array of new installations for the Summer Olympics in 2016. (New York Times)

MUNDO

Diálogos sobre Política Externa 

Crime and Punishment in Venezuela: On a recent breezy Sunday, Venezuelan President Nicolás Maduro stood in downtown Caracas and called on the few thousand people gathered before him to bring peace to his South American nation. In one sense, his message — “Ya basta de violencia” – was unremarkable. (Foreign Affairs)

Transição da hegemonia mundial para China já começou: China, que caminha cada vez mais para se tornar cada vez mais influente no quadro político-econômico global, o que aponta para um movimento de transição da influência de Washington para Pequim, a capital chinesa. (Post Western World)

Crimea’s leader moves to cement control over region: The newly installed, pro-Russia prime minister of Crimea declared on Saturday that he had sole control over the military and the police in the disputed peninsula and he appealed to President Vladimir V. Putin of Russia for help in safeguarding the region. (New York Times)

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: