Clipping da semana

Nina Simone faria 81 anos nesta sexta-feira, dia 21. Grande voz na música e na luta pela igualdade de direitos civis, navegou pelo soul, blues, folk e jazz. Clique no link para ouvir um pouco de sua produção: http://bit.ly/1ml0o6y

“O dever de um artista é refletir seu tempo”. Nina Simone faria 81 anos nesta sexta-feira, dia 21. Grande voz na música e na luta pela igualdade de direitos civis, navegou pelo soul, blues, folk e jazz. Clique no link para ouvir um pouco de sua produção: http://bit.ly/1ml0o6y

CULTURA 

Nina Simone, voz negra e militante: Perseguida por assumir publicamente sua militância pelos direitos civis e combate ao racismo, Nina Simone emocionou o mundo ao cantar no enterro do pacifista Martin Luther King. (Marvada Carne)

Os trabalhadores deixados pelo escultor Victor Brecheret: Entre um milhão e meio de italianos que chegaram ao Brasil a princípios do século XX estava o pequeno Victor Brecheret (1894-1955), que viria a ser um dos maiores escultores de sua época e da história da arte brasileira (El País Brasil)

Spike Lee entrevista Racionais MCs para documentário sobre o Brasil: Ice Blue, Mano Brown, o próprio Spike Lee, Edi Rock e KL Jay (na foto, da esquerda para a direita) aparecem em uma imagem publicada no Instagram do diretor, acompanhada pela seguinte legenda: “Racionais MC’s são o Public Enemy do Brasil”. (Rolling Stone)

POLÍTICA E SOCIEDADE

Riocentro, a arquitetura da farsa contra a abertura democrática: “O plano de 1980 já mostrava que o Riocentro era uma obsessão para os militares por causa da simbologia que trazia”, explica Cabral. “Era uma resistência à ditadura que irritava muito esse pessoal linha dura.” (Carta Capital)

Lei de Mídia Democrática é debatida em audiência pública em SP: “Esse é um tema caro para a nossa democracia, mas o Poder Legislativo se omite, há décadas, em regulamentar a Constituição brasileira nesses artigos. Há uma conivência com poder midiático.” (EBC)

Com Bolsonaro e Feliciano, a direita saiu do armário.

Possível substituta de Feliciano, Érika Kokay diz que Brasil vive ataque contra Estado Laico: Líder do movimento que esvaziou a CDHM no ano passado após embate fratricida contra o ex-presidente-pastor, acusado de racismo e homofobia, ela não esconde que é sim, por vontade dos movimentos de base, candidata à presidência do colegiado. (Blog do Bob Fernandes)

We are part of the reason students are suffering from more stress: One of my highly motivated sixth-formers had been absent because the anxiety she’d felt about coming back to school had overwhelmed her. She hoped that some new medication would allow her to return soon. (The Guardian)

Quem rotula nossa sexualidade? A associação automática que fazemos entre um certo tipo de expressão de gênero e certo conjunto de práticas sexuais faz parte da “matriz heterossexual”: associação compulsória exigida em nossa sociedade entre o tipo de corpo que se tem, uma determinada identidade de gênero e a heterossexualidade como norma. (Outras Palavras)

CIDADES

Coletivo propõe ocupação de espaços públicos ociosos com arte: Uma ocupação tomou a Casa Amarela, na esquina da rua da Consolação com a rua Visconde de Ouro Preto, na região central de São Paulo, promovida pelo Ateliê Compartilhado – Movimento de Ocupação de Espaços Públicos Ociosos, que realiza manifestações artísticas pacíficas. (Cidade Aberta)

Uma revolução geracional: não é no campo econômico que os avanços alcançados na era Lula geram os maiores antagonismo, mas sim no campo do comportamento social. Pois ao evoluir sutilmente em áreas como a dos direitos sociais e humanos, o país se confronta com suas raízes arcaicas e conservadoras. (Cidades para quem) 

ECONOMIA

O FMI e as fraquezas do Brasil: O Brasil precisa ajustar sua política econômica para enfrentar as turbulências externas a curto prazo e para retomar o crescimento com segurança, segundo estudo sobre perspectivas globais preparado por técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI).  (Estadão)

What’s holding back Brazil? The prevailing explanation for Brazil’s failure to achieve high-income status lumps the country together with other middle-income economies, all of which transferred unskilled workers from labor-intensive occupations to more modern manufacturing or service industries. (Project Syndicate)

Entre a política de austeridade e o fantasma da recessão: Pode-se dizer que o Governo de Dilma Rousseff enfrenta o seu maior embate no campo econômico desde que assumiu o poder em 2011. A equipe da presidenta divulgou que fará um corte de 44 bilhões do orçamento previsto para 2014, além de um superávit primário de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB). (El País)

MUNDO

Contra a retração: Dilma Rousseff é a principal culpada pela invisibilidade do Itamaraty. Obsessiva em centralizar a tomada de decisão, a presidente considera a política externa como um campo minado de pouca utilidade em sua campanha pela reeleição. (Oliver Stuenkel)

Zizek: há mais do que fúria na Bósnia: O que as explosões na Bósnia confirmam é que ninguém jamais conseguirá superar paixões étnicas impondo a elas uma agenda liberal: o que uniu os manifestantes foi uma mesma radical exigência de justiça. (Outras Palavras)

Eduardo Galeano será candidato ao Parlamento do Uruguai: Galeano deverá integrar uma das listas partidárias que apoiam a pré-candidatura da atual senadora Constanza Moreira à Presidência da República. Ainda não se sabe se ele será candidato a deputado ou senador. (Revista Forum)

Arab spring has not improved economy

Turnabout in Bolivia as Economy Rises From Instability: Tucked away in the shadow of its more populous and more prosperous neighbors, tiny, impoverished Bolivia, once a perennial economic basket case, has suddenly become a different kind of exception — this time in a good way. (New York Times)

MEIO AMBIENTE

Alertas de desmatamento caem 19% na Amazônia Legal: O levantamento é feito com base em imagens de satélites e do total de alertas. A fiscalização do Ibama detectou que 76% se referem a corte raso  5% foram degradação por exploração florestal, 8% por uso de fogo e 11% foram falsos positivos, quando o satélite detecta lagos e rios, por exemplo. (Agência Brasil)

El Niño pode ocorrer este ano e ameaçar produção de alimentos: A ocorrência do fenômeno climático El Niño, que pode provocar seca em algumas partes do mundo e, ao mesmo tempo, causar inundações em outros lugares, é cada vez mais provável neste ano, com risco de atingir a produção de alimentos essenciais, como arroz, trigo e cana. (G1)

Mapeamento do litoral brasileiro enfrenta e previne desastre ambiental: O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entra na reta final dos estudos de mapeamento do litoral brasileiro com o objetivo de subsidiar o planejamento de contingência e das ações de resposta a desastres ambientais. Foi divulgado, esta semana, o Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo das Bacias Marítimas da Bahia. (MMA)

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: