Clipping da semana

Descoberta da Terra, de Cândido Portinari, que morreu há 52 anos, no dia 6 de fevereiro de 1962. A obra em destaque foi a primeira, de uma sequência de reflexões sobre um Brasil mestiço, diverso e, por isso, rico. Um olhar cada vez mais necessário.

Descoberta da Terra, de Cândido Portinari, que morreu há 52 anos, no dia 6 de fevereiro de 1962. A obra em destaque foi a primeira, de uma sequência de reflexões sobre um Brasil mestiço, diverso e, por isso, rico. Um olhar cada vez mais necessário.

HUMOR E CULTURA

Joaquim Barbosa propõe trocar Pato por Pizolato: Após declarar a inconstitucionalidade de trocadilhos envolvendo as palavras “pizza”, “pizzaiolo” e “Pizzolato”, Joaquim Barbosa propôs um acordo para que a Itália extradite o ex-diretor do Banco do Brasil Hernique Pizzolato. (Piauí Herald)

Casa onde Jorge Amado morou será transformada em museu: Salas e quartos serão espaços interativos, que contarão histórias do autor e sua esposa, também escritora, Zélia Gattai. As cinzas do casal estão enterradas sob a sombra de uma mangueira no jardim, que será ‘restaurado’, assim como a casa. (El País)

 Henfil: cartunista faria setenta anos em fevereiro: Além de cartunista, ele foi quadrinista, jornalista e escritor. Atuou, ainda, na televisão e no cinema.  No Museu da República, no Rio de Janeiro, uma mesa redonda debateu a obra do artista. (EBC)

POLÍTICA E SOCIEDADE

“O empregado tem carro e anda de avião. Estudei pra quê?”: Nosso diploma e nosso senso de distinção nos autorizam a galhofa: “lembre-se, você não é um de nós”. Triste que este discurso tenha sido absorvido por quem deveria ter como missão a detonação dos resquícios de uma tragédia histórica construída com o caldo da ignorância, do privilégio e da exclusão. (Carta Capital)

Comissão de Direitos Humanos pede ao MP investigação sobre Sheherazade: “No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”. (GGN)

Testemunha diz que black bloc armou rojão que atingiu cinegrafista no Rio: Andrade está internado em estado grave no Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. A pessoa que acendeu o rojão ainda não foi identificada. Quando for encontrada, será indiciada pelos crimes de explosão e tentativa de homicídio. (Estadão)

Corram, os comunistas estão chegando: Quando eu tinha sete anos, um tio costumava visitar a minha casa com um alerta para o meu pai. “Zé, se este homem ganhar, duas, três famílias vão dividir este apartamento com vocês”. O ano era 1989, o homem era Luiz Inácio Lula da Silva. (Carta Capital)

CIDADES 

A pane do metrô: dos rolezinhos à irresponsabilidade política: Seria muito, mas muito bom que o governador provasse, o quanto antes, as graves acusações que fez sobre a interrupção do dia 5 no metrô de São Paulo e toda a confusão que se seguiu. (Cidades para quem)

Prefeitura lança wi-fi livre no Mercadão: A ação faz parte do projeto Praças Digitais, que levará internet de qualidade, gratuita e sem fio para 120 locais da cidade até o fim do semestre. É o terceiro espaço de São Paulo contemplado com o serviço. (Cidade Aberta)

ECONOMIA 

Dados da ONS indicam que Sudeste e Sul deveriam racionar 5% da energia: Pelo modelo estabelecido pela Aneel, Custo Marginal da Operação do sistema elétrico superou esta semana o limite a partir do qual se recomenda o racionamento; governo diz, porém, que essa é uma indicação meramente econômica e que o sistema está equilibrado. (Estadão)

O Brasil mantém aposta na agricultura contra crise dos emergentes: Embora tenham caído entre 9% e 25% na Bolsa em relação ao ano passado, os preços das principais matérias-primas agrícolas exportadas pelo país, como soja, milho e açúcar, foram compensados pela alta do dólar. (El País) 

The week ahead; agriculture, antitrust and a big, dry ditch.

 

MUNDO               

Smart development: how Colombia, Mexico and Singapore beat the BRICS: The welfare-focused nations of Colombia, Mexico, and Singapore might make for better models than the BRICS for the rest of the developing world. They are less interested in becoming global powers and are, instead, focused on social welfare. (Foreign Affairs)

Missing political will? Brazil’s leadership at the 2014 BRICS Summit: Brazil’s foreign ministry is coming to grips with budget cuts after years of expansion. And, importantly, Dilma Rousseff seems more intent on consolidating Brazilian foreign policy rather than engaging in new, costly initiatives, such as the BRICS Bank. (Post Western World)

Livro Branco: o Itamaraty está mudado? A adoção do Livro Branco do Ministério das Relações Exteriores representa um avanço enorme ao condensar de maneira clara e pública as diretrizes, estratégias e prioridades da atuação internacional. (Le Monde Diplomatique Brasil)

 Audiência pública do Ministro Figueiredo na Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado:

 

MEIO AMBIENTE

Desmatamento é uma das heranças das Olimpíadas de Inverno em Sochi: Apesar de a propaganda falar em jogos sustentáveis, obras de infraestrutura impactaram diretamente o meio ambiente da região. Desmatamento e poluição foram alguns dos problemas, denunciam ativistas. (Terra)

Disputa por terras indígenas aumenta ameaça ao meio ambiente: O acirramento das tensões em torno da demarcação e conservação de reservas indígenas no Brasil promete atingir seu ápice em 2014. Neste início de fevereiro, estão em curso em diversos pontos do país pelo menos seis importantes conflitos que opõem índios de diferentes etnias a invasores, posseiros ou fazendeiros instalados. (O Eco)

Greenland glacier runs to ocean at record speed: A new study published February 3 in the journal Cryosphere finds that Jakobshavn’s averaged annual speed in 2012 and 2013 was nearly three times its rate in the 1990s. Its flow rate during the summer months was even faster. (National Geographic)

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: