Clipping 14 a 21/12

Mídia Ninja resgata ensaio de Rudi Bohm em Serra Pelada. Veja todas as fotos: http://bit.ly/1ckMPSz

Mídia Ninja resgata ensaio de Rudi Bohm em Serra Pelada. Veja todas as fotos: http://bit.ly/1ckMPSz

Clique no título da matéria para ser direcionado à página original

HUMOR e CULTURA

Trinta grandes filmes que marcaram 2013: Nas telas, conflitos da desigualdade; viagens incomuns; choques culturais; educação em xeque; imigração e xenofobia; tensões entre amor e amizade. (Outras Palavras)

Fracassa tentativa de encontrar brasileiro que gosta de panetone com frutas cristalizadas: Intrigada com o fato de que panetones permanecem intocados nas ceias de Natal, a editoria da Revista de Domingo de O Globo se lançou, como ]e de seu feitio, num ousado projeto de jornalismo investigativo para encontrar algum brasileiro que n’ao despreze a iguaria. (Piauí Herald)

Azul é a cor mais quente: Clémentine tinha 15 anos quando avistou Emma na rua pela primeira vez entre transeuntes apressados. Apesar de lutar contra o turbilhão de sensações que lhe vinham à tona cada vez que pensava na misteriosa Emma e seus cabelos azuis, Clémentine sabia que não poderia controlar seus desejos por muito tempo. (Cult)

Giganto, exposição fotográfica de Raquel Brust, traz invisíveis à luz, na sombra do Minhocão: Os 20 portraits embelezaram a cidade levando conscientização e questionamentos aos observadores, fossem eles atentos ou não. Aceitar como normal e previsível as intervenções e interferências que tanto o tempo quanto os grafiteiros exerceriam sobre as fotos, só reafirmou um desprendimento louvável entre criador e criatura .

SOCIEDADE e POLÍTICA

Catador e morador de rua, único condenado por manifestações, conta como foi preso:

A filosofia nua e crua, entrevista com Vladimir Safatle: O leitor encontrará aqui uma autodissecação da experiência de Safatle, jovem pensador brasileiro de destaque no cenário nacional e com importantes inserções também em contextos internacionais. (Cult)

McDonald’s, agora sem sabor de passividade: Os quase invisíveis funcionários de fast foods norte-americanos estão organizando-se para chamar a atenção para que seus direitos sejam reconhecidos. Em 5 de dezembro, atendentes de redes como McDonald’s, Burger King, KFC e Wendy’s de mais de 100 cidades dos Estados Unidos não apareceram nas lanchonetes. (Outras Palavras)

Suécia revê a privatização da educação: Quando uma das maiores empresas privadas de educação faliu, alguns meses atrás, deixou 11 mil alunos a ver navios e fez com que o governo da Suécia repensasse a reforma neoliberal da educação, feita nos moldes da privataria com o Estado financiando a entrega dos serviços públicos aos oligopólios capitalistas e assim causando graves prejuizos para os trabalhadores e a população. (Rede Democrática)

40 anos do assassinato de Carrero Blanco: quando a violência justifica  a violência: Em novembro passado, a Anistia Internacional denunciou o governo de direita espanhol à ONU por se recusar a investigar as dezenas de milhares de desaparecimentos durante a guerra civil e a ditadura de Franco. (Blog Socialista Morena)

Recomendação sobre Lei da Anistia divide Comissão da Verdade: A inclusão de recomendação para alteração da Lei de Anistia no seu relatório final tem dividido a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Apesar de não ser papel da comissão sancionar agentes violadores de direitos humanos no período da ditadura militar, a proposição pode abrir caminho para que a Justiça puna os agentes do Estado.  (Terra)

Saída de Feliciano recupera a Comissão de Direitos Humanos: Em reunião de bancada na última terça-feira (17), o PT fechou questão em torno da necessidade de retomar a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que, em acordo costurado por Eduardo Cunha (PMDB), foi parar na mão do polêmico pastor Marco Feliciano (PSC-SP). (Blog do Bob Fernandes)

Sem fantasma de Serra, Aécio deve proposta ao país: A desistência do ex-governador José Serra de disputar a indicação presidencial do PSDB deixa o senador Aécio Neves livre para enfrentar a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos, que já colocaram seus times em campo. Mineiro afasta fantasma do paulista. (Blog do Kennedy Alencar)

ECONOMIA

Luis Nassif comenta os principais pontos da economia brasileira

 

Brasil terá o 4º ano de crescimento abaixo da América Latina, prevê CEPAL: De acordo com um relatório do órgão, intitulado Balanço Preliminar das Economias da América Latina e do Caribe, a economia brasileira deve crescer 2,6% no ano que vem, enquanto que a América Latina e o Caribe devem ter um crescimento médio estimado em 3,2% (BBC)

Impostos consumiram 35,85% da renda do brasileiro em 2012: O peso dos impostos no bolso dos brasileiros atingiu 35,85% em 2012, percentual recorde. O patamar é 0,54 ponto percentual superior aos 35,31% registrados em 2011, segundo dados divulgados hoje (20) pela Receita Federal. (EBC)

Para o Brasil, hora de refazer sua identidade internacional: A decisão do Federal Reserve, o banco central americano, era bastante aguardada no Brasil, que se beneficiou de um cenário favorável às commodities nos últimos anos, enquanto as economias desenvolvidas estavam fragilizadas. (El País Brasil)

MUNDO

NSA spied on allies, aid groups and businesses: Secret documents reveal more than 1,000 targets of American and British surveillance in recent years, including the office of an Israeli prime minister, heads of international aid organizations, foreign energy companies and a European Union official involved in antitrust battles with American technology businesses.

Coletiva de imprensa do Ministro Luiz Alberto Figueiredo

 

A compra dos Gripen e a doutrina militar brasileira: Como ainda não está totalmente desenvolvido, o caça sueco-brasileiro será projetado em conjunto por técnicos e empresas das duas nações, como as brasileiras Akaer — que já participa do projeto — e Embraer e a própria Saab. Está prevista a criação inicial de aproximadamente 2 mil empregos em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde seria instalada a unidade de montagem. (Jornal do Brasil)

Página especial da SAAB (fabricante do Gripen) para o Brasil

Boeing just lost a huge defense contract thaks to Ed Snowden: With defense budgets in the United States shrinking, a major contract in the developing world and a foothold in a promising market would surely have been welcome. But, instead, the Brazilians went with the Swedes’ bargain-bin fighter. In Stockholm, they will be toasting to Snowden tonight. (Foreign Policy Blog)

China lanza con éxito Tupac Katari, el primer satélite boliviano: Xichang, CHINA, 20 dic (ABI).- China lanzó el viernes a las 12:42 (hora local) el ‘Túpac Katari’, el primer satélite boliviano de comunicaciones, en una jornada histórica para Bolivia, considerado por mucho  tiempo uno de los países más pobres de Sudamérica, pero uno de los más emergentes de los últimos tiempos. (ULAN)

Yemen deaths test claims of new drone policy: The strike by the Pentagon, killed at least a half-dozen innocent people, according to a number of tribal leaders and witnesses, and provoked a storm of outrage in the country. It also illuminated the reality behind the talk surrounding the Obama administration’s new drone policy, which was announced with fanfare seven months ago. (NYT)

MEIO AMBIENTE

Diante de seca intensa, Uruguai faz seguro contra falta de chuva: Em um verdadeiro ato inovador, o Uruguai acaba de adotar um mecanismo que efetivamente controla a chuva, ou melhor, a falta de chuva: um seguro climático. (El País Brasil)

Após 25 anos sem Chico Mendes, Acre troca borracha por boi: Há 25 anos, em 22 de dezembro de 1988, o sindicalista Chico Mendes foi assassinado a tiros na porta da sua casa, em Xapuri, no Acre. Décadas se passaram e o modelo de desenvolvimento defendido pelo seringueiro, que combinava o direito à terra com a preservação da floresta, está longe de ser realidade no Estado. (O Eco)

Área em Belo Monte com vestígio de ouro é concretada pela Norte Energia: O local onde foram encontrados os vestígios de ouro fica no sítio Belo Monte, onde vai funcionar a principal casa de força da UHE. Na área vão ser abrigadas 18 turbinas, responsáveis pela maior parte da energia que será gerada pelo empreendimento.

Nova espécie de anta é descoberta na Amazônia brasileira: As antas são importantes para o bioma por agirem como dispersores de sementes e auxiliarem na preservação das florestas e no sustento das populações nativas. A espécie descoberta pelos pesquisadores é mais baixa, uma vez que possui o fêmur mais curto, e menos pesada –atinge cerca de 100 quilos – que aquela mais comumente encontrada no Brasil.

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: