Clipping: 8 a 14/12

Lula, Collor, FHC, Sarney e Dilma foram ao funeral de Nelson Mandela. Juntos. É de se imaginar o que os cinco conversaram na longa viagem.

Lula, Collor, FHC, Sarney e Dilma foram ao funeral de Nelson Mandela. Juntos. É de se imaginar o que os cinco conversaram na longa viagem. (Foto de Roberto Stuckert Filho)

Clique no título para ser direcionado ao endereço original

CULTURA E HUMOR 

Felipão convoca Fernanda Lima: Renato Gaúcho telefonou para Felipão oferecendo os seus préstimos, e só não foi atendido porque o técnico estava em audiência com Pelé, de quem ouviu “que o Edson ainda é um garoto e tem muito a contribuir”.(The Piauí Herald)

Xingó Kaiapu: Um belo dia, a tribo dos homens brancos resolveu, arbitrariamente, que era dona de algumas terras, e inventou uma arma mortal para lutar contra seus inimigos: a política suja. Agora homem branco quer apito, senão o pau vai comer. (Porta dos Fundos)

O funk não agoniza mas pode morrer: Os ex-policiais militares Conte Lopes e Coronel Camilo conseguiram aprovar um projeto que proíbe a realização de bailes funk em espaços públicos e também em locais privados de livre acesso. (Farofafa)

Calce as sandálias e entre na “Procissão” conduzida por Gero Camilo: A Procissão mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Embalados ao som de viola, poesia e humor, o personagem Zé, interpretado por Gero, encara a plateia e interage com o público conduzindo-o pelos caminhos dos sertões. (SESC)

SOCIEDADE 

A tortura continua existindo no País, diz Dilma: “Apesar de termos ratificado a convenção das Nações Unidas contra a tortura e seu protocolo adicional é necessário reconhecer que a tortura continua existindo em nosso País”. (Carta Capital)

Surge um novo inimigo interno: “subversivos”, “baderneiros”, “vândalos”, “terroristas” já designaram militantes que lutaram contra a ditadura, grevistas, sem-terra, sem-teto, vendedores ambulantes, indígenas e moradores de favelas. Hoje, o alvo são Black Blocs.  (Le Monde Diplomatique Brasil)

Trabalho sexual, dignidade e preconceitos: Achando inconcebível a ideia de alguém se prostituir por escolha, resolvi ir à atividade para conhecer “de perto” as mazelas das pobres, coitadas e exploradas mulheres que eu escutava que eram tão oprimidas. Foi um tapa na cara. (Outras Palavras)

A longa luta contra a homofobia e a tramitação da PLC 122: A luta pela concretização das demandas contra a homofobia ganha importante destaque atualmente através do debate travado sobre o PLC 122, que visa a garantia dos direitos humanos fundamentais para a comunidade LGBT. (GGN)

POLÍTICA

Na Bahia, sai Médici, entra Marighella: O Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, localizado no bairro do Stiep, em Salvador, deverá mudar de nome e reverter radicalmente sua imagem no campo político. (Estadão)

Dilma sanciona minirreforma eleitoral, com vetos: O texto, aprovado pelo Senado no fim de novembro, e publicado em edição extra do Diário Oficial de ontem (12) teve cinco dispositivos vetados em quatro parágrafos. (Blog Renato Rabelo)

Aprovação do governo Dilma sobe de 37% para 43%:  A área de combate à fome e à pobreza é a que recebe a maior aprovação dos entrevistados: 53%. Por outro lado, tiveram os menores índices de aprovação os setores de saúde (26%) e segurança pública (27%).  (UOL Notícias)

Promotores preparam megadenúncia contra construtoras paulistanas: Se há corruptos, há corruptores. É baseado nessa lógica que o Ministério Público de São Paulo deve fazer, nos próximos meses, uma megadenúncia à Justiça contra mais de 30 construtoras brasileiras e multinacionais pelo crime de corrupção ativa. (El País Brasil)

Juscelino assassinado, corrupção, enterros. Quem lê tanta notícia?

ECONOMIA 

Prévia do PIB tem maior alta em seis meses por indústria e varejo: A atividade econômica brasileira iniciou o quarto trimestre com recuperação mais forte do que o esperado, com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto. (Terra)

Pimentel: acordos de Bali vão permitir maior participação do Brasil no comércio global: A avaliação positiva do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deve-se principalmente às regras de preenchimento automático de quotas tarifárias no setor agrícola e às normas de facilitação de comércio aprovadas na reunião.  (MDIC)

Investimento brasileiro no exterior é o maior na década:  Os brasileiros estão cruzando as fronteiras para investir em ações, moedas e em títulos no exterior, especialmente nos EUA, em processo de recuperação. (Folha)

MUNDO

Uruguai, na contramão dos vizinhos, quer ser modelo: Senado aprova legalização da maconha e governo uruguaio vai assumir controle sobre produção, distribuição e comercialização da erva. (Deutsche Welle)

O Vazamento da LegitimidadeOs vazamentos dos documentos do governo americano pelo Wikileaks2 e pelo The Guardian3 se materializaram em dezenas de processos administrativos e judiciais, nos tribunais de vários países, envolvendo dezenas de partes. (Revista Interesse Nacional)

At last, Brazil is keen on a trade deal: WHILE Roberto Azevêdo, the new Brazilian boss of the World Trade Organisation, armtwisted his way to a multilateral deal in Bali, back home another trade negotiation is reaching a crucial stage. (Economist)

Coletiva de Imprensa do Embaixador Paulo Estivallet de Mesquita sobre a Conferência de Bali da OMC. 

MEIO AMBIENTE 

Desmatamento na Amazônia cai 33% em novembro:  Boletim divulgado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon) nesta quinta-feira (12/12) aponta que o desmatamento da Amazônia Legal teve queda de 33% em novembro de 2013, em comparação com o mesmo período do ano anterior. (Exame) 

Eco-contadores, tecnologia de ponta para monitorar a visitação: O sistema monitora o fluxo de visitantes e já está bastante difundido fora do Brasil. Ele é instalado nas trilhas e gera informações sobre como são utilizadas.  (O Eco)

São José dos Campos terá projeto próprio para agricultores familiares: O programa se consolida em diálogo com experiências locais de produção familiar sustentável, a exemplo da seleção e publicação do livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, que reuniu 25 iniciativas locais em todo o País (confira aqui). (MMA)

 

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: