Clipping: 1 a 07/12

Image

Nelson Mandela – Foto: Abode of Chaos

Clique no título da matéria para ser redirecionado para a página original com o texto completo.

MUNDO

ESPECIAL sobre Mandela da The Economist.

The World’s Deadliest Drug: Inside a Krokodil CookhouseAbout a decade ago, Russian doctors began to notice strange wounds on the bodies of some drug addicts—patches of flesh turning dark and scaly, like a crocodile’s—in the hospitals of Siberia and the Russian Far East. It didn’t take them long to discover the cause: the patients had begun injecting a new drug they called, predictably, “krokodil.” (Some accounts suggest the name was derived from one of the drug’s precursor chemicals, alpha-chlorocodide.) Videos showing the effects of the “flesh-eating” drug—christened desomorphine when it was invented for medical use in 1932—quickly went viral online. There are now alarming stories that the monster could be at large in the U.S.

Opaq dá por destruída toda a munição sem carga do arsenal químico sírio. A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) informou nesta sexta-feira que toda a munição sem carga do arsenal químico sírio foi destruída. A missão conjunta da ONU e da Opaq “verificou agora que toda a munição (sem carga) da categoria 3 declarada pela República Árabe da Síria foi destruída”, segundo a organização com sede em Haia em comunicado.

SOCIEDADE

Estamos todos na puberdade (alguns nunca sairão de lá)Aplicativo para avaliar parceiras sexuais e sutiã da torcedora do Bahia mostram que ainda temos muito a aprender sobre sexualidade.

CULTURA e HUMOR

Mostra de filmes em Portugal homenageia Chico Mendes (1944-1988) “Ecologia e lutas sociais”, organizada pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, promove sessões de filmes e debates em homenagem a líder seringueiro, assassinado 25 anos atrás.

Sorteio da Copa: Reinaldo Azevedo e Marilena Chauí podem cair no mesmo grupo. COSTA DO SAUÍPE – Membros da concessionária que administra a Copa do Mundo anunciaram ontem, na Bahia, a modificação dos critérios do Sorteio dos Grupos para a Copa do Mundo de 2014 que será realizado nesta sexta-feira. “Redefinimos os cabeças de chave para que Joaquim Barbosa e José Dirceu pudessem se encontrar apenas na final”, garantiu Joseph Blatter.

Ueba! Fifa, vá tomar no FulecoBuemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Bafo dos infernos! Ontem dormi no freezer ligado no modo neve. E anteontem dormi deitado no chão com a porta do frigobar aberta!

Zé Keti – A voz do morro.

ECONOMIA

OMC: o fim da inocência. Artigo de Marcos Troyjo

Acordo sobre comércio mundial é a 1ª vitória do brasileiro à frente da OMC.  Veja quem é Roberto Azevêdo, responsável pelas negociações globais. Acordo entre países permite avanços na liberalização do comércio mundial.

MEIO AMBIENTE

Novo levantamento da flora decuplica espécies em risco. O Brasil deu esta semana mais um passo para cumprir o compromisso, assumido junto à Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU, de elaborar até 2020 uma lista completa das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção. Lançado oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 3 de dezembro, o Livro Vermelho da Flora Brasileira traz a avaliação dos riscos enfrentados por 4.617 espécies nacionais e classifica 2.118 delas nas categorias Vulnerável (VU), Em Perigo (EM) ou Criticamente em Perigo (CR). O resultado desse levantamento, realizado a partir do trabalho conjunto de 200 pesquisadores do Brasil e do exterior, servirá como base para uma atualização da Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, documento legal do governo brasileiro cuja versão atual, elaborada em 2008, aponta somente 470 espécies.

Avanço econômico no Ártico é nova ameaça a ursos polares, dizem ONGs Associações de países do Polo Norte temem a exploração de óleo na região. EUA, Canadá, Rússia, Groenlândia e Noruega abrigam até 25.000 ursos.

Funai restringe entrada de pessoas em área de índios isolados no AmazonasMedida entra em vigor a partir da data da publicação e vale por três anos. Terras Jacareúba e Katauixi ficam em Canutama e Lábrea, respectivamente.

Governo lança plano nacional para combater pesca ilegalIniciativa inclui selo e certificado para atividades pesqueiras legais. Embarcações nos principais polos de pesca serão fiscalizadas.

O Clipping é uma publicação semanal da equipe do Gusmão e tem como objetivo oferecer um panorama de qualidade sobre os acontecimentos relevantes da semana, a partir de um horizonte amplo de conteúdos, fontes e abordagens.

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: