Clipping: 25 a 30/11

Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, pegou fogo nesta sexta-feira. (Desenho de André Leal, http://www.flickr.com/photos/andre-leal/)

Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, pegou fogo nesta sexta-feira. (Desenho de André Leal, http://www.flickr.com/photos/andre-leal/)

Clique no título da matéria para ser redirecionado para a página original com o texto completo.

CULTURA E HUMOR

Inspirado por Dirceu, Delúbio será revendedor da Avon
Os condenados do mensalão acionaram headhunters para voltar ao mercado de trabalho. “Enquanto não consigo uma boa colocação, vou trabalhar como revendedor da Avon aqui na Papuda”. (Piauí Herald)

Nova saga de Cacilda Becker sob o olhar de Zé Celso
Dirigido por Zé Celso e Marcelo Drummond, a maxisérie Cacilda foi construída desde 1990, quando foi escrita, chega agora ao seu quarto ato, com sua estreia no Sesc Santo André. Após a breve passagem pelo ABC, em duas apresentações, o musical segue para o Sesc Piracicaba, na semana seguinte. (SESC)

Exposição na Casa das Rosas mostra visão sobre o corpo diferente da habitual
Physis Soma – o corpo, a expressão e a poética do movimento fica em cartaz até 16 de fevereiro na Casa das Rosas. A entrada é franca, e o endereço é Avenida Paulista, 37. (Cultura)

Tirinha aleatória de Laerte
Untitled

SOCIEDADE

Lugar de mulher ainda é na cozinha
Pesquisa do Instituto Avon confirma que os estereótipos de gênero continuam fortes na sociedade brasileira. Mulher não pode ficar bêbada e nem gostar de sexo, segundo o estudo (Blog: Feminismo pra quê?)

Mensalão mineiro, um teste para a imprensa
Onde o PT queria politizar o julgamento, o PSDB quer despolitizar o contexto do crime. Onde o PT procurou idolatrar os acusados como se fossem heróis da classe operária, o PSDB procura rifar os seus, como se nunca os tivesse visto mais gordos. (Estadão)

Papa Francisco contra o capitalismo
Assim como o mandamento “não matar” põe um limite claro para assegurar o valor da vida humana, assim também hoje devemos dizer “não a uma economia da exclusão e da desigualdade social”. Esta economia mata. (Blog: Socialista Morena)

Publicar fotos íntimas por vingança gera dano moral
A imagem é objeto de direito subjetivo privado, uma espécie de direito de personalidade, e, sendo assim, o seu titular pode optar por desfrutá-la ou impedir que qualquer outro a utilize. (Conjur)

POLÍTICA

Uma encrenca chamada Joaquim Barbosa
O pensamento majoritário leigo é de que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa é um herói. O consenso no meio jurídico é que trata-se de um desequilibrado. (Luís Nassif no GGN)

Consultoria ligada a cartel doou para tucanos
Empresa de ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) suspeitos de envolvimento com o cartel metroferroviário em São Paulo, foi a segunda maior doadora da campanha do vereador tucano Mário Covas Neto, o Zuzinha, em 2012. (Estadão)

O Tea Party à brasileira
No Brasil, o reino de Deus é cada vez mais deste mundo. Como ocorre em outras partes da América Latina, o poder das igrejas evangélicas e pentecostais, que funcionam como um tea party à brasileira, está alterando a política. (El País, lançando o site brasileiro)

ECONOMIA

Governo arrecada mais de R$ 165 milhões em rodada de licitações da ANP
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) arrecadou um total de R$ 165,196 milhões em bônus pela 12ª Rodada de Licitações de Blocos de Petróleo e Gás Natural, realizada nesta quinta-feira. (Blog do Planalto) 

BNDES, para exportação
Em nome da internacionalização, financiamentos do BNDES a empreiteiras brasileiras no exterior cresceram 1185%, em dez anos, segundo estudo do Ibase. Odebrecht é líder. (Pública)

Taking off at last
ALTHOUGH not a fan of privatisation, since she became Brazil’s president Dilma Rousseff has accepted that the state alone cannot fix Brazil’s long-neglected infrastructure. (Economist) 

Um tratado para estabelecer o governo das multinacionais
As discussões sobre um acordo de livre-comércio entre o Canadá e a U.E foram concluídas em 18 de outubro. Um bom presságio para o governo dos EUA, que espera firmar uma parceria desse tipo com a Europa. Negociado em segredo, permitiria às multinacionais processar qualquer Estado que não siga as normas do liberalismo. (Le Monde Diplomatique Brasil) 

MUNDO

Em guerra contra todos (Entrevista com Luiz Alberto Moniz Bandeira)
Em novo livro, Luiz Alberto Moniz Bandeira afirma que os EUA buscam submeter os outros países à condição de vassalos. (Carta Capital) 

Emergência na OMC
Só um enorme esforço político das principais potências globais e regionais salvará do fiasco a conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), marcada para Bali, na Indonésia, entre os dias 3 e 6 de dezembro. (Estadão)

O voo de caças chineses sobre as ilhas em disputa com o Japão eleva a tensão
A China enviou aviões de caça ao espaço aéreo em disputa no mar da China Oriental, depois que aviões militares japoneses e sul-coreanos voaram através da zona, um degrau a mais no aumento de tensões regionais. (El País Brasil) 

Uma brasileira no Exército de Israel (Tv Carta)

MEIO AMBIENTE

Na Pan-Amazônia, o BNDES financia obras à moda brasileira
Os problemas envolvendo obras de empreiteiras brasileiras financiadas pelo BNDES se estendem pela região amazônica de outros países da América do Sul. Exemplo é a construção da estrada San Ignacio de Moxos / Villa Tunari, na Bolívia – obra que se tornou um fiasco político e diplomático. (O Eco)

Queimadas abrem espaço para a soja na região do Araguaia
No começo desta década, as queimadas que marcaram a substituição de largas áreas de Floresta Amazônica por soja na região do Araguaia, no nordeste do Mato Grosso, foram registradas pelo novo levantamento do Projeto Panamazônia II, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). (O Eco)

Após três dias, trabalhadores encerram greve geral em Belo Monte
Após três dias de paralisação, os 27 mil trabalhadores da obra da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, encerraram greve iniciada na manhã de terça-feira (26). (Folha)

O Clipping é uma publicação semanal da equipe do Gusmão e tem como objetivo oferecer um panorama de qualidade sobre os acontecimentos relevantes da semana, a partir de um horizonte amplo de conteúdos, fontes e abordagens.

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: