O Troca-Troca nos Ministérios de Dilma

Com a chegada das eleições em 2014, o governo já se prepara para trocas no primeiro escalão de vários de seus ministérios. A presidenta Dilma Rousseff já deu declarações públicas nas quais sugerira que todos os ministros deveriam deixar seus cargos em data semelhante, para que a presidência possa organizar as trocas de forma coordenada, iniciando o ano de 2014 com a equipe completa. Na imprensa circulam duas informações distintas, a primeira é de que serão doze as baixas do governo e a outra, de que seriam dez.

O Partido dos Trabalhadores (PT) tenderá a utilizar a estratégia de fazer com que os ministros com maior projeção no cenário político disputem vagas aos governos estaduais. Os nomes já confirmados para participação nas eleições em 2014 são os de Alexandre Padilha, concorrendo ao governo paulista, Gleisi Hoffmann, ao governo paranaense, e Fernando Pimentel, ao governo mineiro. Ideli Salvatti ainda espera uma definição de uma disputa interna no PT para confirmar sua candidatura ao governo do Estado de Santa Catarina.

O resultado do Processo de Eleições Diretas (PED), as eleições internas do PT, que ocorreram há pouco mais de uma semana, também tem certa influência nesse novo cenário eleitoral. Com a re-eleição de Rui Falcão como presidente do PT, confirma-se a tendência de construção de alianças com siglas consideradas pendulares como PSD, PR, PP e PDT, além da manutenção da aliança principal com o PMDB. Por isso mesmo, um ou outro ministério que antes era chefiado por petistas pode acabar sendo ocupado pelos peemedebistas, como é o caso do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que pode ser ocupado por Josué de Alencar, o filho do falecido ex-vice-presidente José de Alencar, atual presidente da Coteminas e recém-filiado ao PMDB. A conversa entre Dilma e Rui Falcão para a discussão sobre quem deverá substituir os petistas na reforma ministerial que está por vir deve ocorrer, no máximo, até o fim dessa semana.

A tendência é que Dilma Rousseff queira preencher a maioria dos cargos com nomes de segundo escalão, de perfis mais técnicos, como é de seu feitio ou, se não, com a indicação dos partidos da base de nomes de senadores que ainda têm a metade de seus mandatos parlamentares a cumprir. Se confirmada essa tendência, caso re-eleita, novas mudanças na equipe devem ocorrer em seu segundo mandato.

A troca mais esperada deve ocorrer na Casa Civil, vide a posição estratégica do ministério na articulação política e a questionável atuação de Gleisi Hoffmann enquanto ocupante do mais alto posto do órgão, além do fato de que nos governos petistas os ocupantes do cargo de chefe da Casa Civil sempre alçaram voos mais altos na política, ou pelo menos assim se cogitava. A ministra Gleisi, ao sair para disputar o governo do Estado do Paraná, pode dar lugar a Aloizio Mercadante, atual Ministro da Educação, que teve atuação na articulação política do governo pela lacuna deixada por Hoffmann, Carlos Gabas, que é secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, e entrou para as manchetes nas últimas semanas por ter sido aquele que levou a presidenta Dilma para passear de moto por Brasília ou até Miriam Belchior, a atual Ministra do Planejamento, que não disputaria eleições em 2014 e seria então agraciada com um posto de mais prestígio.

Nos corredores de Brasília, a indicação de Mercadante é dada como certa e só esbarra na possibilidade do ministro coordenar a campanha de Dilma à re-eleição em 2014, funções que não poderia cumprir concomitantemente. Mas como na política brasileira até o futuro de curto prazo é jogo de adivinhações, melhor não contar nem com o que se fala pelos corredores da capital do país, pois certamente poderemos ser surpreendidos.

Juliana Moura Bueno Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, seus temas de pesquisa se relacionam ao estudo de comportamento eleitoral, partidos, eleições, política brasileira e classes sociais.

Tags:, , , , , ,

Categorias: Política

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: