Clipping: 12 a 19 de outubro de 2013

Brasil e suas riquezas (Foto" Leonardo Pallotta)

Brasil e suas riquezas (Foto” Leonardo Pallotta)

SOCIEDADE

Police seize possessions of rough sleepers in crackdown on homelessness

Police in north London have seized blankets, sleeping bags and food donations from rough sleepers in a crackdown on homelessness. Leia mais.

Geração do diploma’ lota faculdades, mas decepciona empresários

Nunca tantos brasileiros chegaram às salas de aula das universidades, fizeram pós-graduação ou MBAs. Mas, ao mesmo tempo, não só as empresas reclamam da oferta e qualidade da mão-de-obra no país como os índices de produtividade do trabalhador custam a aumentar. Leia mais.

Em favelas com UPP, baile funk perde a vez para “festas de playboy”

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), prometeu no dia 14 de agosto acabar com a Norma 13 das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora). A resolução condiciona qualquer evento nas favelas ocupadas à aprovação da autoridade policial. Por enquanto, nada mudou. E os bailes funk continuam como uma raridade no terreno onde surgiram. Leia mais.

Governo prepara combate a policiais corruptos após ataques ao PCC

Cúpula da Segurança Pública vai usar escutas do MP para investigar banda podre das Polícias Militar e Civil; material revelado pelo ‘Estado’ traz cotidiano de negociação de propinas de até R$ 300 mil entre agentes do Deic e bandidos da facção. Leia mais.

Na falta de debates, um arranca-rabo

Com a entrada em cena do meritíssimo Joaquim Barbosa, presidente do STF, o debate sobre biografias não autorizadas ganhou uma repercussão raramente alcançada fora da arena partidária. Mais um pouco pode virar circo. Uma frase do encenador Gerald Thomas na prestigiada coluna de Ancelmo Gois, no Globo, acabou como título de grandes matérias em Veja e Época. Mau sinal. Leia mais.

Ativistas fazem hoje novo protesto contra pesquisa com animais

Na madrugada de sexta, grupo invadiu Instituto Royal e levou 178 cães da raça beagle. Leia mais.

A sagração da reportagem

Todo jornalismo é investigativo, inquiridor, questionador – em qualquer página, em qualquer assunto. Mas o jornalismo investigativo hoje se tornou um gênero à parte que designa a grande reportagem, trabalho de fôlego, demorado, sem a pressão dos prazos. No sábado (12/10), começou no Rio de Janeiro a Oitava Conferência Global de Jornalismo Investigativo, reunindo consagrados profissionais daqui e do exterior e promovida pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Leia mais.

CULTURA

Biografia de Marighella vence prêmio Jabuti

O livro “Marighella: O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo” de Mário Magalhães, publicado pela Companhia das Letras, recebeu o Prêmio Jabuti de melhor biografia. Leia mais.

Um amor em cada coração: 100 anos de Vinicius de Moraes

De um trecho de música que já ouvimos algum dia até aqueles versos de poema que aprendemos a declamar na escola. Vinicius de Moraes faz parte da história e cultura dos brasileiros e do mundo. Leia mais.

Astros da MPB organizam Marcha da Família com Deus pela Privacidade. Leia mais.

CIENCIA

Trouble at the lab

Scientists like to think of science as self-correcting. To an alarming degree, it is not. Leia mais.

POLITICA

Coluna Cafezinho com Wanderley – Marina empurrou o PSB para a direita

“Marina pintou-se com as cores da reação (…). Abandonando a retórica melíflua a ex-senadora revela afinal a coerência entre suas posições políticas e as sociais. Empurrou o PSB para a direita de Aécio Neves, a um passo de José Serra.” Leia mais.

Power couple

A YEAR before their next presidential election, Brazilians have learned the names they can expect to see on the ballot paper—and a familiar figure might be missing. Leia mais.

América Latina exuma corpos de políticos mortos durante ditaduras

Depois do golpe militar de 1973 no Chile, Pablo Neruda, poeta laureado com o Nobel de literatura e diplomata, foi encontrado morto. Ainda que por muito tempo a informação tenha sido de que ele morreu de câncer na próstata, um juiz recentemente ordenou que seu corpo seja exumado do túmulo em que está sepultado, diante do Oceano Pacífico, para investigar alegações de que o escritor teria sido envenenado. Leia mais.

 Os avanços do PSDB e do PT, comandantes do Planalto nas últimas décadas

Há anos uma disputa toma conta do debate político nacional: o que mudou mais o Brasil, a década dos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, entre 1992 e 2002, ou a das gestões Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff? Leia mais.

Lula condena vandalismo durante protestos

Ex-presidente diz que nunca usou máscaras porque nunca teve vergonha do que fez. Leia mais.

MUNDO

To Ousted Boss, Arms Watchdog Was Seen as an Obstacle in Iraq

More than a decade before the international agency that monitors chemical weapons won the Nobel Peace Prize, John R. Bolton marched into the office of its boss to inform him that he would be fired. Leia mais.

 Uma explicação blogueira sobre o Partido Republicano

O Partido Republicano, historicamente, representa a centro-direita dos Estados Unidos. Dependendo da época, seu discurso pode ficar mais conservador ou mais moderado, de acordo com a atmosfera do momento. O mesmo se aplica ao Partido Democrata, visto como centro-esquerda para os padrões americanos. Leia mais.

Cartas narram punição contra detentos em greve de fome

Documentos revelam que a greve em Guantánamo foi uma campanha deliberada para esmagar o moral dos detidos. Leia mais.

ECONOMIA

PBF reduziu a miséria em 28% nos últimos dez anos

O Programa Bolsa Família (PBF) foi responsável por 28% da queda da extrema pobreza na última década. É o que aponta o estudo Efeitos macroeconômicos do Programa Bolsa Família – uma análise comparativa das transferências sociais, divulgado nesta terça-feira, dia 15, em Brasília. Leia mais.

Leiloar o maior campo já descoberto do mundo é inaceitável

Enquanto no resto do mundo os países exportadores de petróleo ficam com 80% do óleo-lucro – uma média de 72% do óleo produzido –, o governo brasileiro fixou para o leilão de Libra o pagamento mínimo de 41,65% à União. Em um campo sem riscos, de óleo de excelente qualidade, não seria razoável menos de 80%. Leia mais.

Exército deve fechar trecho de praia durante leilão de Libra no Rio

O Exército prevê a interdição de um trecho da Praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, durante a 1ª Rodada de Licitação do Pré-sal, na próxima segunda-feira. O leilão será realizado no Hotel Windsor Barra, que fica em frente à praia, na avenida Lúcio Costa. Leia mais.

Tags:

Categorias: Clipping

Conecte-se

Assine nosso feed RSS e nossos perfis sociais para receber atualizações.

Nenhum comentário ainda.

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: